O METAVERSO E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Luciane Domingues de Campos MUST University, Estados Unidos
  • Fernanda Hungaro MUST University, Estados Unidos
  • Guelly Urzêda de Mello Rezende Universidad de la Integración de las Américas, Paraguay
  • Mackson Azevedo Mafra Universidad de lá Integración de Las Américas, Paraguay
  • Magno Antonio Cardozo Caiado MUST University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.431

Resumo

Esse trabalho teve o objetivo de analisar o metaverso e os possíveis impactos na educação. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e os dados foram interpretados pelo método qualitativo. A possível chegada do metaverso gera um passo adiante, seguramente muito mais disruptivo, pois não se trata de evoluir ou transformar conteúdos, processos e ambientes aplicando a camada digital, mas sim de uma mudança de paradigma. Trata-se de passar de um processo presencial híbrido ou digital para um processo educacional totalmente imersivo, o que implica uma mudança de paradigma nos conteúdos, nos ambientes e no processo de aprendizagem.  Concluiu-se que o metaverso nos oferece a possibilidade de tentar levar o uso da gamificação no processo educacional para o próximo nível, principalmente a partir do funcionamento desse ambiente. O uso de tecnologias imersivas confere um caráter de realidade que permite uma experiência mais intensa por parte de seus participantes e, além disso, apresenta o professor como parte do processo, seja na lógica de facilitador ou mesmo participante.

Biografia do Autor

Luciane Domingues de Campos, MUST University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Fernanda Hungaro , MUST University, Estados Unidos

Maestria en Educación con Especialidad en Educación Superior pela Universidad Internacional Iberoamericana - UNIB. 

Guelly Urzêda de Mello Rezende , Universidad de la Integración de las Américas, Paraguay

Doutoranda em Administração pela Universidad de la Integración de las Américas, UNIDA-PY.

Mackson Azevedo Mafra , Universidad de lá Integración de Las Américas, Paraguay

Doutor em Ciência da Educação pela Universidad de lá Integración de Las Américas, UNIDA-PY.

Magno Antonio Cardozo Caiado , MUST University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

27-03-2025

Como Citar

Campos, L. D. de, Hungaro , F., Rezende , G. U. de M., Mafra , M. A., & Caiado , M. A. C. (2025). O METAVERSO E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO. Revista Ilustração, 6(1), 87–92. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.431

Edição

Seção

Artigos Científicos