O METAVERSO E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.431Resumo
Esse trabalho teve o objetivo de analisar o metaverso e os possíveis impactos na educação. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e os dados foram interpretados pelo método qualitativo. A possível chegada do metaverso gera um passo adiante, seguramente muito mais disruptivo, pois não se trata de evoluir ou transformar conteúdos, processos e ambientes aplicando a camada digital, mas sim de uma mudança de paradigma. Trata-se de passar de um processo presencial híbrido ou digital para um processo educacional totalmente imersivo, o que implica uma mudança de paradigma nos conteúdos, nos ambientes e no processo de aprendizagem. Concluiu-se que o metaverso nos oferece a possibilidade de tentar levar o uso da gamificação no processo educacional para o próximo nível, principalmente a partir do funcionamento desse ambiente. O uso de tecnologias imersivas confere um caráter de realidade que permite uma experiência mais intensa por parte de seus participantes e, além disso, apresenta o professor como parte do processo, seja na lógica de facilitador ou mesmo participante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciane Domingues de Campos, Fernanda Hungaro , Guelly Urzêda de Mello Rezende , Mackson Azevedo Mafra , Magno Antonio Cardozo Caiado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.