https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/issue/feed Revista Ilustração 2025-07-07T14:57:46-03:00 Revista Ilustração eilustracao@gmail.com Open Journal Systems <p>A Revista Ilustração é um periódico quadrienal da Editora Ilustração, classificada com <strong>Qualis C</strong> (<a href="https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf" target="_blank" rel="noopener">CLIQUE AQUI</a> para verificar) na última avalição quadrimestral do Qualis CAPES (2017-2020). Tem como missão oportunizar publicações e socialização do conhecimento nos diferentes campos do saber. Busca publicar produções em forma de artigos científicos de pesquisadores, preferencialmente vinculados à Programas de Pós-Graduação, com aportes teóricos ligados a diferentes campos do conhecimento que permeiam o meio acadêmico nacional e internacional.</p> <p>Público-alvo: Pesquisadores de Programas de Pós-Graduação.</p> https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/439 O PROFESSOR E AS METODOLOGIAS ATIVAS: GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO 2025-04-07T17:03:57-03:00 Elenice Maria Canello elenicemariacanello@gmail.com Marciane Altenhofen marcianealtenhofen@hotmail.com <p>Diante da sociedade tecnologia, não podemos mais pensar a educação nos velhos moldes, o professor precisa repensar sua prática educativa e trazer para ela as metodologias ativas, pois, ao fazer isso ele ir promover uma aprendizagem ativa e assumindo que o propósito essencial da educação que é de promover condições que capacite os seus alunos na tomada de consciência de sua própria construção de significados e saberes. Nesse sentido a utilização da gamificação, ou seja, dos jogos na educação vem a contribuir para alcançar a finalidade da educação, formar cidadãos atuantes, pensantes, colaborativos e participativos. Assim, esse estudo tem como objetivo analisar o papel do professor nesse novo modelo de ensinar por meio das metodologias ativas. Além de apresentar o perfil desse professor e o uso da gamificação na aprendizagem. Para tanto se valeu na pesquisa da metodologia de pesquisa é bibliográfica, com abordagem qualitativa, descritiva e análise em referenciais teóricos sobre o tema. Entre os temas abordados nesse estudo estão os conceito e características da gamificação na educação, bem como o perfil do professor da atualidade para trabalhar com as tecnologias e as metodologias ativas e quais os desafios enfrentados frente essa nova maneira de ensinar e de aprender. Como resultados os estudos apontam que ouso de estratégias envolvendo a gamificação, como a ferramenta na aprendizagem contribuiu para tornar as aulas mais lúdicas. Sem contar que os jogos atrelados a tecnologias são uma excelente estratégia pedagógica de apoio para o professor, nas etapas da aprendizagem. Mas, ainda muitos são os desafios enfrentados pelo professor entre eles de formação e capacitação para estar fazendo uso das mídias digitais e de estar incorporando metodologias ativas em sua prática pedagógica.</p> 2025-05-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Elenice Maria Canello, Marciane https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/464 A NECESSIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE UMA MENTALIDADE DE CRESCIMENTO PARA UMA VIDA MAIS FELIZ E PARA O ALCANCE DE OBJETIVOS 2025-07-02T15:42:29-03:00 Brunna Pizzino da Fonseca brunna.pizzino@gmail.com <p>As pessoas em geral desejam prosperidade e uma vida feliz, porém existe um limiar entre desejo e realidade. O desenvolvimento de uma mentalidade de crescimento e as mudanças de atitudes são de grande importância para o alcance dos resultados. O presente artigo tem por objetivo, mostrar como funciona a mentalidade humana e como podemos desenvolver um mindset capaz de ajudar a ter sucesso nos objetivos. Quando a pessoa toma o conhecimento de que é ela que controla a mente e não o contrário, é capaz de enfrentar qualquer desafio em busca do sucesso, sempre focando no positivo. Desta forma, abrindo caminhos para novos aprendizados, no intuito de alcançar sucesso, com esforço e dedicação, uma vez que sucesso independe da idade e sim da vontade de fazer e da força de vontade para acontecer. Este trabalho acadêmico fundamenta-se em pesquisa bibliográfica, destacando a importância de se desenvolver uma mentalidade de crescimento para o alcance dos objetivos e de uma vida mais feliz.</p> 2025-07-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Brunna Pizzino da Fonseca https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/467 A PRÁTICA DA MÍDIA DIGITAL E SOCIAL NAS EMPRESAS DE RECREAÇÃO 2025-07-07T14:57:46-03:00 Luis Carlos da Silva lc6818190@gmail.com <ol> <li>Abstract: Historically, the practice of sports activities between leisure and recreation is a divergent field full of growth and innovation. The objective of this work is to understand how the implementation of ESG can contribute to the growth of recreation companies, as a means of communication. In addition, how its performance can interfere with the environment and the well-being of people who do not practice leisure activities in recreational companies. Currently, companies, large and small, seek to relate the field with fun, excitement, the practice of health and well-being, seeking to relate a corporate field that can establish better development with programs that act in customer service. However, working with companies in the sports segment, feeds a sustainable way of bringing about an improvement in health, implementing satisfaction and motivation. Keywords: Recreational activities; Communication; innovation</li> </ol> 2025-07-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Luis Carlos da Silva