https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/issue/feed Revista Ilustração 2024-07-24T20:05:49-03:00 Revista Ilustração eilustracao@gmail.com Open Journal Systems <p>A Revista Ilustração é um periódico quadrienal da Editora Ilustração, classificada com <strong>Qualis C</strong> (<a href="https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf" target="_blank" rel="noopener">CLIQUE AQUI</a> para verificar) na última avalição quadrimestral do Qualis CAPES (2017-2020). Tem como missão oportunizar publicações e socialização do conhecimento nos diferentes campos do saber. Busca publicar produções em forma de artigos científicos de pesquisadores, preferencialmente vinculados à Programas de Pós-Graduação, com aportes teóricos ligados a diferentes campos do conhecimento que permeiam o meio acadêmico nacional e internacional.</p> <p>Público-alvo: Pesquisadores de Programas de Pós-Graduação.</p> https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/343 O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E O USO DE TECNOLOGIAS 2024-07-22T14:53:22-03:00 Alexsandro Narciso de Oliveira ano_alexsandro@yahoo.com Eva Vilma Maria da Silva Espíndola evavilmaespindola23@gmail.com Kênia Cristina Soares Ferreira revisaoprofkenia@gmail.com Narciso Marques Miranda narcisomarques932@gmail.com Vivienn Marques da Silva Bezerra viviennmarques1@gmail.com <p>Este artigo, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica, analisa a importância e os desafios da inserção das tecnologias no ensino de Ciências da Natureza. O objetivo principal foi compreender como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser integradas de forma eficaz no ambiente educacional, destacando tanto suas vantagens quanto os obstáculos enfrentados pelos educadores. A pandemia de COVID-19, ao impor o ensino remoto, acelerou a adoção dessas tecnologias, evidenciando um cenário de grandes possibilidades e desafios. Observamos que, apesar dos benefícios potenciais das TIC, como a melhoria na retenção de informações e o estímulo à curiosidade dos alunos, há dificuldades práticas significativas, como a falta de manutenção dos equipamentos e a necessidade de suporte técnico adequado. Além disso, as concepções dos professores sobre o uso das tecnologias desempenham um papel crucial na sua implementação. Concluímos que a integração eficaz das TIC no ensino de Ciências da Natureza exige um esforço colaborativo entre professores, gestores e políticas públicas, focado na formação contínua dos docentes, na manutenção dos equipamentos e na criação de um ambiente escolar que valorize e incentive o uso dessas ferramentas.</p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Alexsandro Narciso de Oliveira, Eva Vilma Maria da Silva Espíndola, Kênia Cristina Soares Ferreira, Narciso Marques Miranda, Vivienn Marques da Silva Bezerra https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/344 FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL 2024-07-22T15:02:14-03:00 Adriana da Conceição Tesch adriana.ctesch@educador.edu.es.gov.br Dirceu da Silva dirceugoodlooking@gmail.com Ítalo Martins Lôbo italolobopsi@gmail.com Marta Cristiane Kraemer Zatti martazatti@gmail.com Patrícia Alves Ferreira patriciaalvesferreira25@gmail.com <p>Este estudo abordou a lacuna existente na formação de professores em competências socioemocionais, objetivando entender como essa formação pode ser integrada ao currículo e à prática pedagógica para promover o desenvolvimento integral dos alunos. O objetivo geral foi analisar a importância da formação de professores em competências socioemocionais e discutir sua integração efetiva na educação. A metodologia adotada consistiu em uma revisão sistemática da literatura, selecionando e analisando estudos relevantes sobre a formação docente e a educação socioemocional. Os resultados indicaram que a formação de professores em competências socioemocionais tem um impacto positivo significativo tanto no bem-estar dos alunos quanto na criação de um ambiente educacional propício ao aprendizado. A análise destacou a necessidade de políticas públicas de suporte e iniciativas que promovam essa formação, evidenciando programas e projetos bem-sucedidos que integram a educação socioemocional no cotidiano escolar. As considerações finais reiteraram a relevância da educação socioemocional como um componente essencial no desenvolvimento integral do aluno, sublinhando a importância de preparar os educadores para implementar práticas pedagógicas que fomentem essas competências. Conclui-se que a continuidade das pesquisas e o compromisso com a formação de professores nesse campo são fundamentais para atender às demandas educacionais contemporâneas.</p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Adriana da Conceição Tesch, Dirceu da Silva, Ítalo Martins Lôbo, Marta Cristiane Kraemer Zatti, Patrícia Alves Ferreira https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/345 O PAPEL DA NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO 2024-07-22T15:13:16-03:00 Simone Barbosa Fernandes simony_fer@hotmail.com Cristiane Monteiro da Silva monteirodasilvacristiane@gmail.com Maria Da Fé Silva Moreira contatomariadafe@gmail.com Maria Valdeli Matias Batista val_projovem@hotmail.com Solange Lopes Lino Silveira sollino.10@gmail.com <p class="Pa4" style="text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">O presente trabalho tem como objetivo dissertar acerca do papel da Neurociência no quesito educacional, através do uso da tecnologia, salientando seu uso e suas vantagens para os estudantes no quesito ensino-aprendizagem. Visto isso, a teoria utilizada e presente foi proveniente de uma revisão bibliográfica, com uso das palavras chave como descritores da busca de referências na plataforma CAPES e Google Acadêmico, além da utilização dos módulos da disciplina deste mestrado. Ainda, após a análise dos resultados encontrados, foi salientado que o uso da tecnologia se mostra relevante para o ensino, visto que muitos discentes apresentam dificuldades de aprendizagem, seja pela falta de maturidade ou por problemas cognitivos como a dislexia, logo o docente tem papel crucial nesse cenário, sendo de extrema relevância seu entendimento acerca do tema, além da busca por plataformas que auxiliem esses estudantes. Fica claro que a Neurociência e seus estudos cognitivos trazem um cenário completo para a educação, abrindo portas para novos meios de ensino e desta forma atingindo também os alunos com maiores dificuldades, seja através de atividades adaptativas ou pelo uso de jogos educacionais, que demonstram eficiência no acoplamento de informações e evidenciam eficiência em seus usos. Logo, é perceptível que esse contexto precisa ser melhor trabalhado em sala de aula, desde a formação do docente, para que quando cheguem em sala de aula saibam como lidar com os estudantes que apresentam maiores dificuldades e possam saber onde buscar recursos para melhorar o ensino-aprendizagem.</span></p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Simone Barbosa Fernandes, Cristiane Monteiro da Silva, Maria Da Fé Silva Moreira, Maria Valdeli Matias Batista, Solange Lopes Lino Silveira https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/346 IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 2024-07-22T15:21:59-03:00 Daiane de Lourdes Alves daiane.alves@unemat.br Aline Esprendor aesprendor1@gmail.com Ana Carolina Rodrigues da Luz Eccel anacrl25@hotmail.com Átila de Souza atilabio@hotmail.com Daniela Paula de Lima Nunes Malta malta_daniela@yahoo.com.br <p>O presente artigo aborda a crescente integração da Inteligência Artificial (IA) na educação inclusiva, enfatizando sua capacidade de personalizar o aprendizado e melhorar a acessibilidade educacional. A educação inclusiva visa integrar todos os alunos em um ambiente de aprendizado comum, promovendo igualdade de oportunidades, mas enfrenta desafios como falta de recursos e formação especializada para educadores. A IA surge como uma solução promissora, oferecendo tecnologias como aprendizagem adaptativa, reconhecimento de fala e tradução em tempo real, que adaptam o ensino às necessidades individuais dos alunos. Isso não só melhora a acessibilidade, mas também proporciona uma experiência de aprendizado mais personalizada e eficaz. A colaboração entre IA e supervisão humana é crucial para maximizar esses benefícios e abordar questões éticas, garantindo a segurança dos dados dos alunos. O papel dos educadores é fundamental na implementação da IA na educação inclusiva, incluindo adaptação de práticas pedagógicas, colaboração com especialistas e criação de um ambiente educacional inclusivo. Investimentos contínuos em desenvolvimento e formação de educadores são recomendados para otimizar o uso da IA e melhorar positivamente a educação inclusiva. IA apresenta um potencial revolucionário na educação inclusiva, oferecendo oportunidades para personalizar e enriquecer a experiência educacional. No entanto, sua implementação deve ser ética e responsável, com o engajamento ativo de todos os envolvidos no processo educacional para maximizar seus benefícios e mitigar desafios. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, fundamentada em estudos que abordam a temática da inclusão e IA.</p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Daiane de Lourdes Alves, Aline Esprendor, Ana Carolina Rodrigues da Luz Eccel, Átila de Souza, Daniela Paula de Lima Nunes Malta https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/347 A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 2024-07-22T15:30:46-03:00 Fernanda Hungaro fhungaro@hotmail.com Alessandra Barboza Barros Almeida alessandrabbalmeida@gmail.com Guelly Urzêda de Mello Rezende guellyurzedaauditora@gmail.com Mackson Azevedo Mafra mackson.azevedo@hotmail.com Magno Antonio Cardozo Caiado mgcaiado@hotmail.com <p class="Pa4" style="text-align: justify; text-justify: inter-ideograph; line-height: normal;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">O objetivo deste trabalho é explorar o conceito e a importância das metodologias ativas na educação, bem como a influência da tecnologia e seus objetivos. Além disso, fazer um estudo mais abrangente sobre uma metodologia ativa específica que, para esta pesquisa será sobre o Design Thinking, bem como sua aplicabilidade na educação contemporânea. Para isso, a discussão irá se basear em discorrer sobre o que são de fato são as metodologias ativas e discutir</span> <span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">como a tecnologia desempenha um papel crucial nelas. É importante ressaltar seus impactos e benefícios no processo de ensino/aprendizagem. Outrossim, a ênfase será colocada em aprofundar a discussão sobre o Design Thinking. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória de artigos científicos e bibliografias com embasamento na temática. A partir desse panorama, pretendeu-se compreender as definições de metodologias ativas e qual a relação com a tecnologia, bem como trazer um aprofundamento da discussão em uma metodologia ativa específica; o Design Thinking. Assim, abordar a origem e seu conceito, ademais, sua aplicação na educação com exemplos práticos.</span></p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fernanda Hungaro, Alessandra Barboza Barros Almeida, Guelly Urzêda de Mello Rezende, Mackson Azevedo Mafra, Magno Antonio Cardozo Caiado https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/348 DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA 2024-07-22T19:03:53-03:00 José Roberto Moreira de Barros jrobsp@hotmail.com Daniela Paula de Lima Nunes Malta malta_daniela@yahoo.com.br Gêneses Soares Pereira gêneses.pereira@fale.ufal.br Karine do Nascimento Araújo professora.karine.araujo@gmail.com Yara Kirya Brum kirya1982brum@gmail.com <p>Nos últimos anos, o campo da arquitetura e engenharia civil tem experimentado uma transformação significativa com a adoção de novas ferramentas e processos de computação gráfica e de modelagem, com o Building Information Modeling (BIM). Essas ferramentas não apenas revolucionaram a maneira como os projetos são concebidos e executados, mas também criaram novas demandas no campo da educação superior. Segundo Eastman et al. (2018), o BIM tem o potencial de melhorar a eficiência e a precisão dos projetos, destacando a necessidade de formar profissionais proficientes nessas tecnologias desde a graduação.</p> <p>Neste artigo, exploraremos os desafios e estratégias eficazes para o ensino de computação gráfica no ensino superior, com foco em disciplinas como AutoCAD, Revit e Modelagem BIM. Diante da diversidade de alunos em termos de faixa etária, níveis de conhecimento prévio e habilidades cognitivas, destacamos a importância de metodologias de ensino diferenciadas e do uso de ferramentas pedagógicas adequadas. Além disso, enfatizamos a necessidade de desenvolver tanto competências técnicas quanto sociais, essenciais para a formação de profissionais completos e preparados para o mercado de trabalho.</p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 José Roberto Moreira de Barros, Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Gêneses Soares Pereira, Karine do Nascimento Araújo, Yara Kirya Brum https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/349 CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA REFLEXIVA E TRANSFORMADORA À LUZ DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2024-07-22T19:25:32-03:00 Ana Maria de Oliveira Souza souza.ana2@unemat.br Alcicleide Maria Santana de Jesus alcicleide.santana@gmail.com Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva ester.vilalva@edu.mt.gov.br Franciene Pereira das Chagas Oliveira franciene.oliveira@unemat.br Marina Rolim Aragão marina.aragao@unemat.br <p>Este estudo detalhou a integração dos recursos tecnológicos na formação de professores, investigando como essas ferramentas podem ser incorporadas tanto na formação inicial quanto na continuada para aprimorar a prática pedagógica e o engajamento dos estudantes. O objetivo principal foi analisar os impactos dos recursos tecnológicos no processo de formação docente, destacando tanto os benefícios quanto os desafios associados a essa integração. Para alcançar este fim, a metodologia empregada consistiu em uma revisão de literatura, envolvendo a coleta e análise sistemática de dados de publicações anteriores para construir uma base teórica robusta sobre o tema. Os resultados do estudo evidenciaram que, embora os recursos tecnológicos proporcionem oportunidades significativas para enriquecer o ensino, elas também impõem desafios importantes, como a necessidade de formação adequada para os educadores e o acesso a recursos tecnológicos avançados. A pesquisa destacou que a utilização eficaz dessas tecnologias exige não apenas infraestrutura, mas também um planejamento pedagógico que incorpore as ferramentas digitais no currículo de formação dos professores. As considerações finais do estudo sublinharam a importância de desenvolver estratégias eficazes e de fornecer suporte contínuo para a integração dos recursos tecnológicos na educação de professores. Foi enfatizada a necessidade de uma adaptação constante às novas ferramentas e metodologias pedagógicas, propondo-se um modelo de formação que esteja em constante evolução para responder às rápidas mudanças tecnológicas. Este modelo deve contemplar tanto a capacitação técnica dos professores quanto o desenvolvimento de competências pedagógicas que permitam uma implementação efetiva da tecnologia no ambiente educativo.</p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ana Maria de Oliveira Souza, Alcicleide Maria Santana de Jesus, Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva, Franciene Pereira das Chagas Oliveira, Marina Rolim Aragão https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/350 POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NA ÓTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 2024-07-22T19:32:19-03:00 Jeckson Santos do Nascimento jeckson_sn@hotmail.com Celine Maria de Sousa Azevedo celine.msa@gmail.com Lenice Lins Corrêa lenice.lins@unemat.br Maria do Carmo Pereira de Aguiar aguiarpsico@yahoo.com.br Sandra de Oliveira Botelho botsandra123@gmail.com <p>Este artigo objetiva analisar os desafios no processo de implementação da política de inclusão escolar na ótica da Educação Especial. Para tanto, faz-se necessário um estudo bibliográfico desta temática de forma a criar um panorama de tal realidade. &nbsp;Tal estudo deixa claro alguns desafios encontrados para a implementação da política de inclusão escolar, dentre os quais se citam a falta de destinação de recursos públicos, mudanças no currículo, implementação da proposta inclusiva no PPP da escola, mudanças de comportamento, dentre outros.</p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Jeckson Santos do Nascimento, Celine Maria de Sousa Azevedo, Lenice Lins Corrêa, Maria do Carmo Pereira de Aguiar, Sandra de Oliveira Botelho https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/351 A REVOLUÇÃO PERSONALIZADA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL A DISTÂNCIA 2024-07-22T19:38:45-03:00 Jorge José Klauch jorgeklauch@gmail.com Elineide Cavalcanti de Oliveira elineide16oliveira@gmail.com Luciana Monteiro dos Santos lucianamonteiro07@hotmail.com Marcos Antonio Soares de Andrade Filho marcos.de.andrade@gmail.com Maria Cleonice Santos de Melo Penha mariacleonice7300@gmail.com <p>Este artigo explorou a integração da inteligência artificial na educação especial a distância, destacando o potencial desta tecnologia para personalizar e tornar a aprendizagem mais inclusiva para alunos com necessidades especiais. O objetivo da pesquisa foi investigar as implicações pedagógicas e éticas da aplicação da inteligência artificial na educação especial a distância. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa bibliográfica, conforme Paula (2009), para revisar e analisar literatura relevante disponível em bases de dados acadêmicas como <em>Google </em>Acadêmico e Scielo. A análise de conteúdo foi empregada para examinar as contribuições de teóricos proeminentes como Adorno (1995), Arendt (2012), Heidegger (2001), e Freire (1996), cujas teorias forneceram insights valiosos sobre as dimensões éticas e educacionais da tecnologia na educação. Os resultados destacaram que, embora a inteligência artificial ofereça oportunidades significativas para personalização da aprendizagem, são necessárias considerações críticas sobre sua implementação para garantir que ela promova a inclusão e não exacerbe as desigualdades existentes. A conclusão enfatizou a importância de abordar essas tecnologias com uma perspectiva crítica e ética, alinhada aos princípios de equidade e justiça educacional. Este estudo contribui para o entendimento de como as tecnologias emergentes podem ser utilizadas de maneira eficaz e ética na educação especial, sugerindo caminhos para futuras pesquisas e práticas educacionais adaptativas.</p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Jorge José Klauch, Elineide Cavalcanti de Oliveira, Luciana Monteiro dos Santos, Marcos Antonio Soares de Andrade Filho, Maria Cleonice Santos de Melo Penha https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/352 OS SCREENAGERS PERANTE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO 2024-07-22T19:44:58-03:00 Evaristo Fernandes de Almeida evaristo41@hotmail.com Beatriz Alves dos Santos biaalves1907@gmail.com Elineide Cavalcanti de Oliveira elineide16oliveira@gmail.com Lorena dos Santos Mulatti lorenamulatti12@gmail.com Suzamary Almira de Figueiredo suzamaryfigueiredo@gmail.com <p>Os adolescentes que agora são chamados de "screenagers", preferem estudar, gostam de ler, escrever e interagir com o mundo exterior por meio das telas. Neste contexto, o objetivo geral deste artigo é examinar como a nova geração de screenagers aprende com os métodos existentes do sistema educacional. Os resultados foram alcançados por meio de uma revisão sistemática da literatura publicada nos últimos quinze anos, coletados de livros, artigos e periódicos nos idiomas inglês e português. Observa-se que, ao lidar com os desafios da educação dessa nova geração, o professor deve usar a tecnologia para aproximar e ajudar os alunos, em vez de os distanciar. Isso significa que o professor deve estar em constante aprendizado e aprimorando seu conhecimento técnico relacionado à sua área de atuação. Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem deve inspirar e servir de exemplo para a classe, assim, a tecnologia também pode ser uma extensão dos espaços educacionais, permitindo novas formas de aprender e facilitando o aprendizado personalizado.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Evaristo Fernandes de Almeida, Beatriz Alves dos Santos, Elineide Cavalcanti de Oliveira, Lorena dos Santos Mulatti, Suzamary Almira de Figueiredo https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/353 O USO DO MATERIAL DIDÁTICO SOFTWARE RASMOL NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO DESIGN INSTRUCIONAL 2024-07-22T19:50:53-03:00 Lucas Ferreira Gomes lukasetanoico@hotmail.com Débora Alves Morra Loures damloures@yahoo.com.br Denise Lopes Costa denisecosta.ap10@gmail.com Maria da Fé Silva Moreira contatomariadafe@gmail.com Rosana de Jesus dos Santos Picanço picanrosana4@gmail.com <p>O presente trabalho aborda acerca do uso do material didático do software RasMol no ensino de química através do <em>Design</em> Instrucional. O uso do material didático software RasMol no ensino de química envolve a análise de necessidades, planejamento, desenvolvimento de conteúdo, implementação, avaliação e revisão contínua, visando promover uma aprendizagem efetiva e engajadora em química. Desse modo, por meio da estruturação de atividades e conteúdo, que aproveitam ao máximo as funcionalidades do software. Temos como objetivo principal compreender o uso do material didático software RasMol no ensino de química através do <em>Design</em> Instrucional. O estudo justifica-se em demonstrar o software RasMol no ensino de química. Ao aplicar o <em>Design</em> Instrucional ao uso do RasMol, é possível identificar objetivos de aprendizagem específicos, planejar atividades que integrem o software de forma significativa. A metodologia do presente estudo tratasse de uma pesquisa bibliográfica, os dados foram coletados através de pesquisa por meio da literatura para compreender o material didático software RasMol. O <em>Design</em> Instrucional na prática criar experiências, que sejam eficazes, eficientes e envolventes. Com isso, ele envolve a análise das necessidades dos alunos e a seleção de conteúdos e atividades, e a avaliação da eficácia da instrução. O <em>Design</em> instrucional e o material didático criam conteúdos focados para melhorar a compreensão da aprendizagem, esses recursos são cruciais nesse processo do ensino. O uso de software educativo no ensino de química potencializa a compreensão de conceitos complexos ao visualizar estruturas moleculares e simular experimentos.</p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Lucas Ferreira Gomes, Débora Alves Morra Loures, Denise Lopes Costa, Maria da Fé Silva Moreira, Rosana de Jesus dos Santos Picanço https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/354 PRINCÍPIOS DO DESIGN INSTRUCIONAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL 2024-07-22T19:57:21-03:00 Vanessa Aparecida Barbosa da Costa Santos vanessa.abcs@hotmail.com Clidson Monteiro da Costa clidson.monteiro@ifam.edu.br Daniela Rodrigues de Godoy danielarodriguesgpro@gmail.com Davi Cipriano de Queiroz davig@ufam.edu.br Monyque Kely Pinto Ribeiro Candido da Silva monyque.34082@edu.campos.rj.gov.br <p>Este artigo explorou a aplicação dos princípios de <em>design</em> instrucional na educação especial, com ênfase em melhorar a acessibilidade e eficácia do ensino para alunos com necessidades especiais. O objetivo principal foi investigar como estratégias de <em>design</em> instrucional podem ser efetivamente implementadas para promover a inclusão e a diversidade em ambientes educacionais. A pesquisa foi conduzida por meio de uma metodologia bibliográfica, conforme descrito por Prodanov e Freitas (2013), que envolveu a revisão de literatura acadêmica, incluindo estudos, teorias e relatos práticos publicados até a data atual. Os principais autores referenciados foram Machado <em>et al.</em> (2023), que discutiram as transformações trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação na educação; Filatro (2008), que destacou a importância de centrar o <em>design </em>instrucional no aluno; Costa (2010), que enfatizou a necessidade de personalização do ensino; e Ramos (2009), que criticou a subutilização das tecnologias disponíveis e propôs uma expansão na forma de ensinar e aprender através da "ciberaprendizagem". As conclusões indicaram que, embora haja uma variedade de práticas e teorias que suportam a aplicação do <em>design </em>instrucional na educação especial, ainda existem desafios significativos, principalmente na personalização e na implementação de tecnologias educacionais adaptativas. O artigo sugere a necessidade de mais pesquisas focadas na aplicação prática dessas estratégias para garantir que os benefícios da inclusão e diversidade sejam plenamente realizados.</p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Vanessa Aparecida Barbosa da Costa Santos, Clidson Monteiro da Costa, Daniela Rodrigues de Godoy, Davi Cipriano de Queiroz, Monyque Kely Pinto Ribeiro Candido da Silva https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/355 TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO 2024-07-22T20:04:50-03:00 Alex Andrelino Viana Jucá alex2juc@gmail.com Dirceu da Silva dirceugoodlooking@gmail.com Fábio José de Araújo fabio.araujo9@prof.ce.gov.br Jeckson Santos do Nascimento jeckson_sn@hotmail.com Laura Silva de Sousa laura.gl2013@hotmail.com <p class="Pa4" style="text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">Este artigo explora a relação complexa entre as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), novas metodologias de ensino, currículo e interatividade na educação. Com base em uma pesquisa bibliográfica, são discutidos conceitos fundamentais e analisadas práticas inovadoras, com o objetivo de compreender como a integração das TDIC pode promover uma aprendizagem significativa e preparar os alunos para os desafios do século XXI. A metodologia adotada neste paper é a pesquisa bibliográfica, que consiste na revisão e análise crítica de estudos acadêmicos e fontes confiáveis sobre o tema. Os benefícios da integração das TDIC na educação incluem flexibilidade, personalização curricular e interatividade, proporcionando ambientes de aprendizado mais adaptáveis e colaborativos. No entanto, essa transição digital também enfrenta desafios, como a formação de professores, seleção de recursos digitais de qualidade e garantia de igualdade no acesso à tecnologia. Portanto, para aproveitar ao máximo o potencial das TDIC na educação, é necessário adotar uma abordagem estratégica e comprometida com a qualidade pedagógica. A relação entre TDIC, metodologias inovadoras, currículo e interatividade na educação deve ser cultivada e adaptada continuamente para atender às necessidades em constante evolução dos alunos, preparando-os de forma eficaz para o mundo digital em que vivemos.</span></p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Alex Andrelino Viana Jucá, Dirceu da Silva, Fábio José de Araújo, Jeckson Santos do Nascimento, Laura Silva de Sousa https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/356 O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO 2024-07-22T21:55:25-03:00 Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva ester.vilalva@edu.mt.gov.br Fábio Fornazieri Picão loganfoz@gmail.com José Rogério Linhares linharesjroger@gmail.com Luciene Alves lucienealves.snp@gmail.com Odinei Barpi odineibarpi@hotmail.com <p>A nova sociedade é tecnológica, o que torna impossível pensar em educação sem as novas mídias e tecnologias. Com o “boom” tecnológico da última década, o processo de ensino e aprendizagem junto à formação do estudante/cidadão crítico se transforma em tempo real, e diariamente somos afligidos com novas informações, conhecimentos e aprendizagens. A escola, por sua vez, além das suas funções indispensáveis, passa ter a responsabilidade de capacitar seus estudantes/cidadãos para essa nova sociedade, aberta a novas possibilidades, conquistas e mudanças. E, Dewey corrobora ao dizer que "A educação torna-se, desse modo, uma contínua reconstrução de experiência" (DEWEY, 1979, p.17). Entretanto, estudantes atuais e futuros educadores, ainda encontram dificuldades quanto à utilização das novas ferramentas tecnológicas, já que o efeito da globalização permitiu apenas o acesso a elas, não se preocupando com a aplicabilidade consciente das novas mídias, em especial no desenvolvimento da construção de saberes, conhecimentos e pertencimento a sociedade.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Mídias Digitais. Educação. Aprendizagem.</p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva, Fábio Fornazieri Picão, José Rogério Linhares, Luciene Alves, Odinei Barpi https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/357 VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ENSINO DO PORTUGUÊS 2024-07-22T22:17:16-03:00 Cibele Elias da Silva cibelefabiano070@gmail.com Demisa Francisca Pires Pires demisapires2014@gmail.com Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes cristinepaixaum@hotmail.com Suzamary Almira de Figueiredo suzamaryfigueiredo@gmail.com Uilma Honorato dos Santos uilma_lila@hotmail.com <p>O presente artigo busca uma análise acerca das variações linguísticas e o preconceito linguístico, temas estes abarcados na matriz curricular do curso. Inicialmente notada pela sociolinguística, a variação linguística é um fenômeno natural que ocorre durante a comunicação diária. Ela se manifesta na diversidade da linguagem, seja no vocabulário, na pronúncia, na morfologia ou na sintaxe. Essas mudanças são influenciadas por uma série de fatores, como a região geográfica, o sexo, a idade e a classe social do falante, além do grau de formalidade do contexto. A língua é flexível e dinâmica, adaptando-se conforme a situação. No entanto, o preconceito linguístico surge quando as variações não são reconhecidas. Para combater esse preconceito, é crucial promover o entendimento das variações linguísticas, principalmente no ambiente educacional.O trabalho é fundamentado em Marcos Bagno (1999), Sírio Possenti (1999), entre outros, resultado de um estudo de revisão bibliográfica.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cibele Elias da Silva, Demisa Francisca Pires Pires, Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes, Suzamary Almira de Figueiredo, Uilma Honorato dos Santos https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/358 A TRANSFORMAÇÃO CURRICULAR POR MEIO DAS COMPETÊNCIAS 2024-07-24T19:55:58-03:00 José Jairo Santos Lima limajairo307@gmail.com Alice Francisca da Silva Vechi alicevechi@hotmail.com Daniela Paula de Lima Nunes Malta malta_daniela@yahoo.com.br Caique Alves Rocha Dutra caique.dutra@edu.mt.gov.br Antonio José Ferreira Gomes antoniogomesead@gmail.com <p>Esta revisão bibliográfica explorou a eficácia e os desafios associados aos currículos baseados em competências, com um foco particular no desenvolvimento de habilidades específicas em contraposição ao modelo tradicional baseado em conteúdo. O objetivo principal foi examinar como tais currículos equipam os alunos para enfrentar o mercado de trabalho e a vida em sociedade, bem como suas repercussões na avaliação e na formação docente. Para isso, empregou-se uma metodologia de revisão de literatura, envolvendo a coleta e análise de dados de publicações pré-existentes que discutem o tema em questão. Os resultados obtidos indicaram que, embora os currículos baseados em competências sejam eficazes na preparação dos alunos para enfrentar desafios práticos e reais, existem barreiras significativas que dificultam sua implementação completa. Esses desafios incluem, principalmente, a resistência por parte dos educadores, que muitas vezes estão habituados ao sistema tradicional, e as complexidades envolvidas na avaliação efetiva das competências adquiridas pelos alunos. Além disso, a análise revelou que, para que esses currículos sejam verdadeiramente eficazes, é necessário que ocorram adaptações contínuas nas práticas educacionais. Estas devem visar não apenas a alinhar o ensino com as demandas contemporâneas do mercado e da sociedade, mas também a promover uma formação docente que esteja à altura desses novos desafios pedagógicos. As considerações finais da revisão destacaram a importância de desenvolver novos métodos avaliativos que sejam capazes de medir com precisão as competências que os currículos pretendem desenvolver, sublinhando a necessidade de uma abordagem educacional renovada e adaptativa que prepare os alunos de maneira eficaz para as realidades do mundo moderno.</p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 José Jairo Santos Lima, Alice Francisca da Silva Vechi, Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Caique Alves Rocha Dutra, Antonio José Ferreira Gomes https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/359 IMPACTO DA TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 2024-07-24T20:00:27-03:00 Marilene Lopes Rangel marilenerangel@hotmail.com Celine Maria de Sousa Azevedo celine.msa@gmail.com Fábio Ferraz Giarola fabio.ferraz21@hotmail.com Daniela Paula de Lima Nunes Malta malta_daniela@yahoo.com.br Caique Alves Rocha Dutra caique.dutra@edu.mt.gov.br <p>Este trabalho explorou o impacto das tecnologias emergentes no desenvolvimento curricular, com um foco especial em como a inteligência artificial, a realidade aumentada e as plataformas de aprendizagem <em>online</em> estão redefinindo os paradigmas tradicionais na educação. O objetivo principal foi analisar as transformações que estas tecnologias induzem nos processos de planejamento, entrega e avaliação de conteúdos educacionais. Para isso, adotou-se uma metodologia de revisão bibliográfica, através da qual foram examinados diversos artigos e relatos científicos que discutem a implementação e os efeitos concretos dessas tecnologias no ambiente educacional. Os resultados obtidos da análise bibliográfica revelaram que a adoção dessas tecnologias emergentes traz oportunidades significativas para a personalização da aprendizagem, atendendo de maneira mais eficaz às necessidades individuais dos alunos, e para o aumento do engajamento estudantil, tornando o processo de aprendizado mais interativo e envolvente. No entanto, foi também evidenciado que existem desafios substanciais, particularmente relacionados à necessidade de infraestrutura adequada e à formação docente, que precisam ser superados para que o potencial pleno dessas tecnologias seja alcançado. As considerações finais deste estudo destacaram a importância de abordagens cuidadosas e estratégicas na integração dessas tecnologias emergentes dentro dos currículos escolares. É essencial que haja um planejamento meticuloso e uma implementação orientada por práticas baseadas em evidências, para que os benefícios educacionais sejam maximizados e os desafios, especialmente aqueles relacionados à capacitação dos educadores e à adaptação de infraestruturas, sejam minimizados. Assim, este trabalho sublinha a necessidade de uma contínua pesquisa e desenvolvimento no campo da tecnologia educacional, para assegurar que as inovações tecnológicas contribuam de maneira sustentável e eficaz para o avanço dos currículos educacionais.</p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Marilene Lopes Rangel, Celine Maria de Sousa Azevedo, Fábio Ferraz Giarola, Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Caique Alves Rocha Dutra https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/360 PRÁTICAS CURRICULARES SUSTENTÁVEIS 2024-07-24T20:05:49-03:00 Josefa Samara da Conceição Carlos samaracarlosal@gmail.com Fernanda Mattos Gandini femgandini@hotmail.com Acilane Pinto da Silva acilane20@gmail.com Luciana Monteiro dos Santos lucianamonteiro07@hotmail.com Luciana Rodrigues Lopes França luciana.rodrigues.lopes@hotmail.com <p>Este estudo abordou a integração da educação ambiental e da sustentabilidade nos currículos escolares, explorando como esses temas são incorporados em diferentes níveis de ensino e qual o impacto dessa integração na consciência ambiental dos alunos. O objetivo geral foi examinar as práticas pedagógicas e estratégias eficazes para ensinar sustentabilidade, além de avaliar seu impacto na formação dos estudantes. A metodologia empregada foi uma revisão de literatura, analisando artigos acadêmicos relevantes para coletar e sintetizar informações sobre o tema. Os resultados indicaram que a implementação de práticas de educação para a sustentabilidade melhora a conscientização e o comportamento ambiental dos alunos. Também foi observado que a formação de professores e o suporte institucional são importantes para a eficácia dessas práticas. As considerações finais destacaram a importância de políticas educacionais que suportem a educação ambiental, sugerindo a necessidade de colaboração contínua entre instituições educacionais, governos e comunidades para aprimorar a educação ambiental.</p> 2024-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Josefa Samara da Conceição Carlos, Fernanda Mattos Gandini, Acilane Pinto da Silva, Luciana Monteiro dos Santos, Luciana Rodrigues Lopes França