https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/issue/feedRevista Ilustração2024-04-10T10:49:16-03:00Revista Ilustraçãoeilustracao@gmail.comOpen Journal Systems<p>A Revista Ilustração é um periódico quadrienal da Editora Ilustração, classificada com <strong>Qualis C</strong> (<a href="https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf" target="_blank" rel="noopener">CLIQUE AQUI</a> para verificar) na última avalição quadrimestral do Qualis CAPES (2017-2020). Tem como missão oportunizar publicações e socialização do conhecimento nos diferentes campos do saber. Busca publicar produções em forma de artigos científicos de pesquisadores, preferencialmente vinculados à Programas de Pós-Graduação, com aportes teóricos ligados a diferentes campos do conhecimento que permeiam o meio acadêmico nacional e internacional.</p> <p>Público-alvo: Pesquisadores de Programas de Pós-Graduação.</p>https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/281MATRIZ SWOT COMO AUXÍLIO AOS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR2024-04-08T21:21:36-03:00Vander Aparecido de Castrocastruvander@gmail.comEliane Rozario da Silvaelianerozario@gmail.comEster Aparecida de Mei Mello Vilalvaestermeimello@hotmail.comFábio Feitosa Rodriguesffeitosarodrigues@gmail.comJoão Alves Pereirajoo.alves34@gmail.com<p>A gestão escolar é um elemento basilar dentro de uma unidade educacional, logo o administrador acadêmico deve buscar ferramentas para auxiliar na garantia da efetivação do processo de ensino-aprendizagem, superando obstáculos e articulando estratégias em diferentes segmentos. O objetivo deste trabalho é apresentar a análise SWOT e propor sua aplicação através da identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em uma situação hipotética para cooperar na resolução de problemas enfrentados pela gestão de uma unidade de ensino pública em relação a redução do número de alunos. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica cujo instrumento de pesquisa foi a revisão de literatura. Chegou-se a conclusão que com planejamento, análise detalhada e a reflexão coletiva de todos os envolvidos no processo, o gestor através da análise SWOT possui a capacidade de superar, ou ao menos amenizar, os problemas que surgem como possíveis prejuízos para a instituição de ensino quanto a atenuação do quantitativo de discentes.</p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Vander Aparecido de Castro, Eliane Rozario da Silva, Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva, Fábio Feitosa Rodrigues, João Alves Pereirahttps://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/282METODOLOGIAS ATIVAS2024-04-08T21:27:14-03:00Monique Bolonha das Neves Merotomoniquebolonha@gmail.comBenedito Braz Sobrinhobenebraz13@gmail.comChristiane Diniz Guimarãeschristianedguimaraes@hotmail.comEdivan Jorge Costaedivanjorge2000@gmail.comLuciane Pereira de Castilhocastilholuciane@yahoo.com.br<p>As metodologias ativas representam um redirecionamento essencial no ensino, colocando o aluno como protagonista do processo educacional. Focadas na participação ativa e na aplicação prática do conhecimento, estratégias como Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Colaborativa buscam promover um ambiente dinâmico e inclusivo. Ao desafiar o modelo tradicional de aprendizagem passiva, essas abordagens fomentam habilidades socioemocionais e cognitivas, preparando os alunos para desafios contemporâneos. Contudo, a implementação dessas metodologias enfrenta desafios como resistência à mudança, falta de recursos tecnológicos e necessidade de capacitação docente. Para superar tais obstáculos, são essenciais estratégias de formação continuada, acesso a tecnologias adequadas e apoio institucional. Com a aplicação prática dessas estratégias na escola, observou-se um aumento na participação dos alunos, melhorias no desempenho escolar e uma maior integração de conceitos teóricos com a prática, especialmente notáveis nas disciplinas eletivas e no apoio a alunos da Educação Especial.</p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Monique Bolonha das Neves Meroto, Benedito Braz Sobrinho, Christiane Diniz Guimarães, Edivan Jorge Costa, Luciane Pereira de Castilhohttps://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/283INTEGRANDO TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM2024-04-08T21:32:36-03:00Silvana Maria Aparecida Viana Santossilvanaviana11@yahoo.com.brFreilan Pereira da Silvafreilancirilo@hotmail.comPriscila Caser de Assis Vieiracaserpriscila@gmail.comRenato Machadoremachado1971@gmail.comTatiana Petúlia Araújo da Silvatatipetulia@hotmail.com<p class="Pa4" style="text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">Este estudo aborda a crescente integração de tecnologias e metodologias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem, visando identificar estratégias eficazes que promovam uma aprendizagem interativa e engajadora. O problema investigado centra-se na maneira como as ferramentas tecnológicas podem ser alinhadas com as necessidades pedagógicas e curriculares para maximizar o potencial de aprendizado dos alunos. O objetivo geral é explorar práticas pedagógicas que integrem tecnologias digitais no currículo, avaliando seu impacto na experiência educacional dos estudantes. Através da análise de literatura relevante e estudos de caso, como o desenvolvimento de jogos digitais em contextos educativos, o trabalho evidencia a importância de uma abordagem planejada que considere a relação entre tecnologia, pedagogia e currículo. As considerações finais destacam a necessidade de formação continuada dos educadores, adaptação dos currículos e uma reflexão contínua sobre as práticas pedagógicas para aproveitar as oportunidades oferecidas pelas tecnologias digitais. Conclui-se que a integração eficaz de tecnologias e metodologias inovadoras requer uma abordagem holística que favoreça a aprendizagem significativa e prepare os alunos para os desafios de uma sociedade digitalizada.</span></p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Freilan Pereira da Silva, Priscila Caser de Assis Vieira, Renato Machado, Tatiana Petúlia Araújo da Silvahttps://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/284O PAPEL DO PROFESSOR E O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM 2024-04-08T21:39:27-03:00Claudio Giovane Prando Milliprandogiovane@yahoo.com.brCamila Sabino de Araujocamissabino@gmail.comJéssica Marinho Medeirosjessica_marinho20@hotmail.comPatrícia Alves Ferreirapatriciaalvesferreira25@gmail.comRosimar Rodrigues Souzarosimarbiologia@gmail.com<p>A globalização e os avanços tecnológicos oriundos deste processo trouxeram grandes mudanças na sociedade como um todo, logo, o sistema educacional não ficou de fora. Assim, todos os documentos atuais, norteadores da prática educacional, como a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, o Novo Currículo do Estado do Espírito Santo, suas aplicações como o Ensino Integral, bem como o Ensino a Distância – EAD ou Híbrido trazem o aluno como protagonista, como centro do processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, quebra de paradigmas devem ocorrer, sobretudo por parte do professor, que passa a ser um mediador do processo, devem inserir metodologias ativas, criar espaços que motivem os alunos à um aprendizado significativo. Neste contexto, considerar as necessidades históricas, sociais e cognitivos dos alunos é uma das grandes funções dos espaços de aprendizagem, tanto físicos, quanto virtuais. Os ambientes de aprendizagem devem proporcionar a mediação e a troca de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e competências e ampliar as redes de relacionamentos. Diante desta conjuntura, o objetivo deste artigo, baseado em estudiosos da temática é realizar uma revisão bibliográfica do papel do professor e o ambiente de aprendizagem.</p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Claudio Giovane Prando Milli, Camila Sabino de Araujo, Jéssica Marinho Medeiros, Patrícia Alves Ferreira, Rosimar Rodrigues Souzahttps://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/285PROMOVENDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA E METODOLOGIA INOVADORA NO CURRÍCULO2024-04-08T21:45:48-03:00Valterlina Rosa Boueres Pinheiromirtepinheiro@hotmail.comLindoracy Almeida Santoslindoracysantos@professor.uema.brSandra Maria Rodrigues Lopesdr_sandralopes@hotmail.comSilvana Maria Aparecida Viana Santossilvanaviana11@yahoo.com.brShirle Maklene Verasmartinsshirle@gmail.com<p class="Pa4" style="text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">Este trabalho investiga a intersecção entre tecnologias educacionais, metodologias inovadoras, o currículo e a interatividade no processo de ensino-aprendizagem. Identifica-se o desafio de alinhar estes elementos para fomentar uma aprendizagem que seja relevante e eficaz no século XXI. O objetivo geral é analisar como a incorporação de inovações tecnológicas e pedagógicas influencia o currículo e promove a interatividade, com o intuito de melhorar a experiência de aprendizagem dos estudantes. Através da revisão de literatura, focando em estudos como os de Campos (2017) sobre robótica educacional e Silva, Bilessimo e Machado (2021) sobre o modelo TPACK para capacitação docente, este estudo destaca a necessidade de uma abordagem integrada que considere tecnologias, metodologias, currículo e interatividade. Os resultados apontam para a eficácia da robótica educacional e a importância da capacitação docente no uso de tecnologias educacionais como meios de engajar os alunos e promover aprendizados significativos. Conclui-se que a integração bem-sucedida desses elementos é crucial para preparar os alunos para os desafios futuros, exigindo políticas educacionais e práticas institucionais que suportem tal integração.</span></p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Valterlina Rosa Boueres Pinheiro, Lindoracy Almeida Santos, Sandra Maria Rodrigues Lopes, Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Shirle Maklene Verashttps://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/286JOGOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO2024-04-08T21:52:27-03:00Jordana Romero Silvajordanaromeros@gmail.comAntonio Guilherme da Cruz Limaantonio.lima28@prof.ce.gov.brClaudia Ribeiroclaudiaedificacao@gmail.comJessé Marques Lima Costajessemarques85@gmail.comJoberto da Silva Pessanha Juniorprofjj.pedagogia@gmail.com<p>O objetivo deste trabalho é discutir a importância das metodologias ativas na educação, para isso a discussão irá se basear em como o uso de jogos na educação pode revolucionar o aprendizado. Faz-se necessário apresentar um contexto histórico do uso de jogos com a finalidade pedagógica, bem como explanar quais são os desafios que o docente enfrenta para a utilização das metodologias ativas no dia a dia, com ênfase no uso de jogos pedagógicos na educação. Outro aspecto importante a ser discutido são quais são as características que o docente necessita para a aplicabilidade desta metodologia ativa no dia a dia nas instituições de ensino. Assim, o artigo visa refletir a respeito do uso pedagógico da utilização de jogos na educação contemporânea, os desafios enfrentados pelos docentes para a utilização das metodologias ativas e a formação docente, visto que abrange apresentar as características necessárias aos docentes para a utilização de jogos pedagógicos, bem como os resultados na aprendizagem com o uso das metodologias ativas. Trata-se de uma revisão bibliográfica, exploratória de artigos científicos e bibliografias com embasamento na temática. A partir desse panorama, pretendeu-se compreender diversos aspectos relacionados ao uso de jogos pedagógicos em prol da aprendizagem e os desafios que o docente enfrenta para desenvolver sua prática nas instituições de ensino contemporâneas e quais as características necessárias ao docente para poder aplicá-la.</p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Jordana Romero Silva, Antonio Guilherme da Cruz Lima, Claudia Ribeiro, Jessé Marques Lima Costa, Joberto da Silva Pessanha Juniorhttps://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/287AS MÍDIAS DIGITAIS E AS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO2024-04-08T21:57:39-03:00Lindalva Mendonça de Figueirôalindamfig77@gmail.comAna Walquíria Souza da Silvasouwalquiriasouza@gmail.comAntonio Guilherme da Cruz Limaantonio.lima28@prof.ce.gov.brElionides José da Costaelionidesc@yahoo.com.brFabiana Pereira de Aguiar Ricardofabiana.ricardo01@etec.sp.gov.br<p class="Pa4" style="text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">A educação está em constante evolução, e a crescente digitalização do mundo contemporâneo exige abordagens inovadoras no processo educacional, e as mídias digitais são uma parte importante da comunicação contemporânea e têm tido um grande impacto na forma como nos entretemos, consumimos informações e interagimos com o mundo ao nosso redor. Neste contexto, este artigo objetivou analisar na literatura a termologia, quais são as mídias digitais e as produções audiovisuais utilizadas pelo docente no processo de ensino-aprendizagem, e consequentemente, seu impacto dentro e fora da sala de aula. Utilizando-se da revisão bibliográfica como processo metodológico, e aplicando os critérios de inclusão e exclusão, tais como, publicações dos últimos 15 anos no idioma inglês e português, artigos com palavras-chave em torno da temática, artigos e publicações em base de dados confiáveis, artigos acessíveis com resumo disponíveis e gratuitos. <a name="_Hlk145597847"></a>Observou-se que a introdução de mídias digitais e pesquisa aplicada nesse contexto traz benefícios significativos para a formação dos alunos, bem como, para a sociedade em geral, no entanto, o processo de uso desses recursos deve ser aplicado depois da capacitação do docente, para assim, ser utilizada em sala de aula com os discentes.</span></p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Lindalva Mendonça de Figueirôa, Ana Walquíria Souza da Silva, Antonio Guilherme da Cruz Lima, Elionides José da Costa, Fabiana Pereira de Aguiar Ricardohttps://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/288A INCLUSÃO DIGITAL NA PALMA DA MÃO2024-04-08T22:06:30-03:00Jorge José Klauchjorgeklauch@gmail.comAntonio Guilherme da Cruz Limaantonio.lima28@prof.ce.gov.brMaria Cleonice Santos de Melo Penhamariacleonice7300@gmail.comMauri Alves da Silvamauriluciane@yahoo.com.brPaula Welliana Araujo Martinspaulamartinsw1@gmail.com<p>Este artigo investigou as interfaces TalkBack e VoiceOver como elementos cruciais para promover a acessibilidade digital entre pessoas com deficiência visual. O objetivo central foi explorar o impacto dessas tecnologias, abordando conceitos de Tecnologias Assistivas (TA) e seu papel na autonomia e inclusão educacional. Para isso, a pesquisa adotou uma abordagem teórica sólida, dialogando com referências como Torres, Mazzoni e Alves (2002), Carvalho <em>et al.</em> (2005), e Thomas<em> et al</em>. (2015). A metodologia consistiu na análise de conceitos fundamentais de acessibilidade digital, na revisão da legislação vigente, notadamente o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), e na consulta a estudos sobre o uso das TA na educação de deficientes visuais. A discussão foi estruturada em torno dos desafios atuais, com destaque para a necessidade de compatibilidade de aplicativos de terceiros e a importância do engajamento de empresas de desenvolvimento na promoção da acessibilidade. Os resultados indicam que, apesar dos desafios presentes, o futuro da inclusão digital móvel para deficientes visuais é promissor. Diretrizes de design inclusivo, conscientização crescente e evolução constante dos recursos, exemplificados pelo TalkBack e VoiceOver, sugerem uma experiência cada vez mais aprimorada e inclusiva. Este estudo visa contribuir para a discussão sobre práticas inclusivas, impulsionando a transformação em direção a um ambiente digital verdadeiramente acessível e igualitário para todos.</p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Jorge José Klauch, Antonio Guilherme da Cruz Lima, Maria Cleonice Santos de Melo Penha, Mauri Alves da Silva, Paula Welliana Araujo Martinshttps://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/289DESIGN INSTRUCIONAL E EDUCAÇÃO2024-04-08T22:11:49-03:00Monique Bolonha das Neves Merotomoniquebolonha@gmail.comElionides José da Costaelionidesc@yahoo.com.brFilomena Alves Pereiraf.iomori@hotmail.comNivaldo Pedro de Oliveiranivaldop.oliveira@hotmail.comWesley Schulz Mungoprofwesleymungo@gmail.com<p>O Design Instrucional (DI) é uma abordagem sistemática que traduz os princípios de aprendizagem em planos para materiais e atividades educacionais. Utilizando modelos busca criar ambientes de aprendizagem significativos, sendo essencial para o sucesso do ensino online e corporativo. O DI é uma ferramenta crucial na promoção de resultados positivos na educação contemporânea. A metodologia adotada envolveu uma revisão de literatura em estudos relacionados ao tema, visando esclarecer os objetivos propostos. O objetivo central deste trabalho foi abordar o design instrucional, destacando práticas, especialmente no modelo Dick and Carey, e a contribuição do profissional de design instrucional para a qualidade do ensino. A discussão enfocou a promoção da personalização da aprendizagem e a integração efetiva de recursos tecnológicos, alinhados às necessidades e características dos alunos na educação contemporânea. Contudo, o design instrucional (DI) é fundamental na educação contemporânea, transformando princípios de aprendizagem em planos instrucionais. Modelos como o ADDIE e Dick and Carey oferecem estruturas abrangentes para esse processo, com destaque para o último, que possui nove fases interdependentes. Apesar das vantagens, como abordagem sistemática e foco no aluno, o modelo enfrenta desafios, como demanda por recursos e rigidez estrutural. O profissional de design instrucional desempenha papel crucial ao projetar estratégias e materiais, integrando tecnologia para uma educação personalizada e significativa. Em suma, o design instrucional, aliado ao modelo Dick and Carey e à expertise do profissional, é fundamental para aprimorar a qualidade da educação contemporânea, integrando análise de necessidades, estratégias inovadoras e tecnologia.</p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Monique Bolonha das Neves Meroto, Elionides José da Costa, Filomena Alves Pereira, Nivaldo Pedro de Oliveira, Wesley Schulz Mungohttps://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/290USO DE TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA2024-04-08T22:18:56-03:00Lucas Ferreira Gomeslukasetanoico@hotmail.comJoão Carlos Machadojcmachado06@hotmail.comKesia Nascimento da Cruzkesianascimentocruz@gmail.comPaula Welliana Araujo Martinspaulamartinsw1@gmail.comValéria Costa Souzamilagreinfinito@hotmail.com<p>Este trabalho baseia-se em uma revisão bibliográfica sobre o uso de tecnologias no ensino de ciências da natureza com alunos do ensino fundamental II. O objetivo visa evidenciar como o uso das tecnologias auxilia no ensino e interesse dos estudantes pelos conteúdos de ciências da natureza. A partir das pesquisas realizadas e das referências encontradas, foi possível observar que os alunos encontram-se desinteressados pelos temas estudados, logo os docentes têm buscado novas formas de apresentar e ensinar os conteúdos, sendo o uso das tecnologias uma maneira que tem se mostrado eficiente como alguns estudos mostram, onde cerca de 81% dos discentes afirmam que o uso de aplicativos como o Scratch é interessante, torna a aula mais dinâmica e faz com que os estudantes entendam e absorvam melhor os conteúdos. Portanto é notável a necessidade de um engajamento por parte dos professores para que as tecnologias sejam utilizadas em sala de aula, visando a melhoria de compreensão e a formação de cidadãos conscientes e investigativos.</p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Lucas Ferreira Gomes, João Carlos Machado, Kesia Nascimento da Cruz, Paula Welliana Araujo Martins, Valéria Costa Souzahttps://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/291A BNCC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL2024-04-09T20:05:07-03:00Sophia Romero Mottasophiaromeromotta7@gmail.comCamila Sabino de Araujocamissabino@gmail.comDirceu da Silvadirceugoodlooking@gmail.comLeila Costaleilacostafrade@yahoo.com.brRodi Narcisorodynarciso1974@gmail.com<p>Este estudo abordou a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na formação de professores para a educação infantil, com foco nas mudanças curriculares, metodologias ativas e o uso de tecnologias digitais no ensino. O objetivo geral foi compreender a influência da BNCC na formação docente e nas práticas pedagógicas, visando uma educação infantil mais inclusiva e adaptada às demandas contemporâneas. Através de uma revisão bibliográfica, foram analisadas obras relevantes sobre o tema. Os resultados indicaram que a BNCC promoveu avanços significativos na estrutura curricular, requerendo dos educadores o desenvolvimento de novas competências e a adaptação de suas práticas pedagógicas. Destacou-se a relevância das metodologias ativas e da integração de tecnologias digitais como ferramentas eficazes para engajamento e aprendizado infantil. Além disso, enfatizou-se a necessidade de formação continuada para professores enfrentarem os desafios da educação inclusiva e diversificada, sobretudo diante dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19. As considerações finais ressaltaram a importância de repensar as abordagens pedagógicas em alinhamento com as diretrizes da BNCC.</p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sophia Romero Motta, Camila Sabino de Araujo, Dirceu da Silva, Leila Costa, Rodi Narcisohttps://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/292ALÉM DAS FRONTEIRAS DIGITAIS2024-04-09T20:12:36-03:00Átila de Souzaatilabio@hotmail.comAddgo de Oliveira Santosaddgo1@outlook.comCássia Danielle Lonardoni do Nascimentoclonardoni@yahoo.com.brSilene de Freitas Oliveira Polarisilenepolari@gmail.comZaqueu Do Nascimento Santoszns_18@hotmail.com<p>O presente artigo investigou a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na formação docente e seu impacto nas práticas pedagógicas. O objetivo central foi analisar como essa integração pode transformar o processo educativo, tornando-o mais dinâmico e alinhado com as exigências da sociedade digital contemporânea. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa bibliográfica, baseada nas diretrizes de Lakatos e Marconi (2001), e a técnica de análise de conteúdo para examinar as contribuições de autores como Almeida (2017), Moran, Masetto e Behrens (2000), e Perrenoud (2010), entre outros. Os achados revelaram a necessidade de uma formação docente contínua que abranja não apenas o domínio técnico das TICs, mas também o desenvolvimento de competências pedagógicas para aplicar essas tecnologias de forma efetiva no ensino. Discutiu-se a resistência encontrada entre os educadores tradicionais e a importância de criar ambientes que fomentem a experimentação e a troca de experiências didáticas com as TICs. A conclusão destacou que a integração efetiva das TICs na educação requer um compromisso contínuo com a formação docente e a revisão das práticas pedagógicas, visando preparar os educadores para atender às necessidades de um ambiente de aprendizagem em constante evolução.</p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Átila de Souza, Addgo de Oliveira Santos, Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento, Silene de Freitas Oliveira Polari, Zaqueu Do Nascimento Santoshttps://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/293ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)2024-04-09T20:18:55-03:00Mackson Azevedo Maframackson.azevedo@hotmail.comEvaristo Fernandes de Almeidaevaristo41@hotmail.comLuiz Carlos Melo Gomesluiz.melo@ifce.edu.brLuiz Marcelo Passosluizmarcelopassos@gmail.comMirene da Cruz Silvaprofessoramirenesilva@gmail.com<p>O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço de educação especial que atende alunos com deficiência, problemas globais de desenvolvimento e habilidades superiores. Este serviço facilita a criação, o desenvolvimento e a implementação de recursos educativos que eliminam os obstáculos que impedem todos os alunos de participar no processo de ensino-aprendizagem, tendo em conta as suas necessidades educativas específicas, o seu potencial e não a sua falta de capacidade. Esta assistência suplementar e/ou complementar à formação promove a autonomia e independência do aluno na escola, na vida familiar e no mundo real. Atendimento educacional especializado - O AEE tem capacidade de identificar, desenvolver e dispor recursos educacionais que eliminem obstáculos à plena participação dos alunos e considerem suas necessidades específicas, no entanto para chegar ao atual status o AEE passou por uma gama de transformações de foi desde o reconhecimento que os indivíduos são capazes e necessitam de um atendimento especifico como o desenvolvimento de ações que promovam a integração social de todos. Neste sentido a presente analise aqui abordada traz um breve histórico do processo de evolução que o AEE teve até alcançar a valorização e sua importância social com o processo de inclusão escolar.</p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Mackson Azevedo Mafra, Evaristo Fernandes de Almeida, Luiz Carlos Melo Gomes, Luiz Marcelo Passos, Mirene da Cruz Silvahttps://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/294TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA2024-04-09T20:32:01-03:00Elisângela Tavares da Silva Barrostavares.elissilva@gmail.comAntonio Epitácio Soares de Macêdoantonioepitacio2004@hotmail.comCamila Aparecida Santi Ramoscamila.ramos@educacao.sp.gov.brMagali Maristela Graffundermmgraffunder@gmail.comRaquel Alves Barbosaprofessoraraquelalves@gmail.com<p>Este artigo investigou a integração da Inteligência Artificial (IA) em cursos de Educação a Distância (EAD), com o objetivo de compreender como essa tecnologia pode personalizar e otimizar o processo educativo. A pesquisa se ancorou na análise da aplicabilidade e dos impactos da IA no ensino a distância, visando elucidar as estratégias para sua efetiva implementação. A metodologia adotada centrou-se em uma abordagem bibliográfica, conforme delineado por Lakatos e Marconi (2001), permitindo uma revisão sistemática de literaturas relevantes e a análise de estudos de caso pertinentes, como o do Colégio Lectus. Autores fundamentais como Semensato, Francelino e Malta (2015), Barpi <em>et al.</em> (2023) e Giraffa (1998, <em>apud </em>Semensato <em>et al</em>., 2015) foram referenciados para discutir a dinâmica entre a IA e a educação, destacando a capacidade de personalização e adaptação das ferramentas de IA. A análise dos dados revelou que a IA, através de estratégias como gamificação, <em>chatbots </em>interativos e <em>learning analytics</em>, pode significativamente enriquecer a experiência de aprendizagem e facilitar o acompanhamento e a avaliação do progresso dos alunos. Concluiu-se que a IA possui um potencial transformador na EAD, promovendo um ensino mais adaptativo e centrado no aluno. A pesquisa ressaltou a necessidade de futuros estudos para explorar o potencial completo da IA na educação, sugerindo uma abordagem integral que integre as inovações tecnológicas às práticas pedagógicas.</p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Elisângela Tavares da Silva Barros, Antonio Epitácio Soares de Macêdo, Camila Aparecida Santi Ramos, Magali Maristela Graffunder, Raquel Alves Barbosahttps://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/295ENSINO À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL2024-04-09T20:43:42-03:00Verônica Sousa Palhaveronica.s.p@hotmail.comAndresson Batista Jacinto de Limaandresson.jacinto@professor.educ.al.gov.brArlete Baudson Rodrigues Fernandesbaudson2009@hotmail.comJosé Rogério Linhareslinharesjroger@gmail.comRutte Nogueira de Freitas Santosassistentesocialrutte@outlook.com<p>Este estudo investigou como o ensino à distância pode ser adaptado para a educação infantil, destacando desafios e oportunidades. O problema central abordado foi a necessidade de adaptar práticas pedagógicas ao contexto digital para crianças pequenas, considerando as especificidades dessa faixa etária. O objetivo geral foi examinar estratégias eficazes para implementar o ensino à distância na educação infantil, identificando desafios enfrentados por educadores e famílias, além de explorar as oportunidades proporcionadas pela tecnologia digital. A metodologia adotada consistiu em uma revisão de literatura, analisando estudos de caso e experiências de sucesso documentadas. Os resultados destacaram a importância da adaptação de conteúdos pedagógicos, a capacitação de professores, o envolvimento das famílias e a superação das barreiras de acesso à tecnologia como fundamentais para o sucesso do ensino à distância na educação infantil. As considerações finais enfatizaram que, apesar dos desafios, o ensino à distância oferece oportunidades significativas para a inovação pedagógica e o desenvolvimento de habilidades digitais desde cedo, promovendo uma educação mais inclusiva e flexível.</p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Verônica Sousa Palha, Andresson Batista Jacinto de Lima, Arlete Baudson Rodrigues Fernandes, José Rogério Linhares, Rutte Nogueira de Freitas Santoshttps://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/296INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO2024-04-09T20:50:46-03:00Narciso Marques Mirandanarcisomarques932@gmail.comAlexsandro Narciso de Oliveiraano_alexsandro@yahoo.comEva Vilma Maria da Silva Espíndolaevavilmaespindola23@gmail.comKênia Cristina Soares Ferreirarevisaoprofkenia@gmail.comVivienn Marques da Silva Bezerraviviennmarques1@gmail.com<p>A inteligência artificial é um meio que tem sido empregado em diversos setores. Com o advento da globalização foram surgindo diversos aplicativos e softwares capazes de criar novas ferramentas de aprendizagem para os educandos. O objetivo geral desse trabalho é relacionar a inteligência artificial com a educação e como objetivos específicos podemos destacar: 1-refletir sobre as vantagens, desvantagens e desafios enfrentados pelos docentes em relação à inserção da Inteligência Artificial na educação; 2- verificar a aplicação bem-sucedida da Inteligência Artificial em uma Instituição de ensino. Para execução desse trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica com base nos objetivos em caráter qualitativo. Por essa razão é extremamente necessário o estudo da IA voltado para a educação, afinal de contas educadores atualmente precisam se atualizar com formação e capacitação continuada para estarem cada vez mais preparados para esse novo tempo que estamos vivendo. A cada dia as pessoas se encontram cada vez mais distanciadas umas das outras por meio dessas ferramentas e aparelhos tecnológicos, o que pode ser um fator negativo, no entanto, porque não usar a IA como um fator positivo da educação que seja transformador e revolucionário. Diante disso, a questão a se colocar para elaboração desse paper é de que forma a Inteligência Artificial pode contribuir para alunos e professores? A metodologia empregada para esse paper foi a bibliográfica. Esse tipo de pesquisa contemplou artigos e periódicos publicados através do google acadêmico nos últimos dez anos. Conclui-se o paper mostrando que o trabalho com IA em Insituições de ensino dá sim muito resultado.</p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Narciso Marques Miranda, Alexsandro Narciso de Oliveira, Eva Vilma Maria da Silva Espíndola, Kênia Cristina Soares Ferreira, Vivienn Marques da Silva Bezerrahttps://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/297A MOTIVAÇÃO NO E-LEARNING2024-04-09T20:57:32-03:00Ítalo Martins Lôboitalolobopsi@gmail.comDirceu da Silvadirceugoodlooking@gmail.comAdriana da Conceição Teschadriana.ctesch@educador.edu.es.gov.brMarta Cristiane Kraemer Zattimartazatti@gmail.comPatrícia Alves Ferreirapatriciaalvesferreira25@gmail.com<p class="Pa4" style="text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">A motivação tem despertado interesse em diversos campos da Psicologia, e as Teorias da Aprendizagem têm desempenhado um papel especialmente relevante nesse contexto. Essas teorias estabelecem uma conexão significativa entre motivação e o processo de aprendizagem, juntamente com outros processos cognitivos fundamentais, como a atenção e a memória. Ao considerar a motivação como uma variável essencial, essas teorias buscam compreender como os estímulos podem influenciar as respostas dos indivíduos, por que certos estímulos evocam respostas específicas em vez de outras possíveis, quais estímulos têm valor de recompensa e por que algumas respostas parecem ocorrer sem um desencadeador externo aparente. A motivação é reconhecida como um fator crucial para o sucesso do processo de aprendizagem, tanto em ambientes de ensino tradicionais como em modalidades de aprendizagem virtual. Ao explorar as interações entre motivação, cognição e aprendizagem, as teorias da área fornecem um arcabouço teórico importante para entender como a motivação pode impulsionar e direcionar os esforços das pessoas em busca de objetivos educacionais. Na modalidade e-learning a motivação é crucial para todo o desenvolvimento e curso do processo de aprendizagem. Objetiva-se com esta produção identificar e compreender os aspectos motivacionais neste contexto assim como compreender os desafios ligados a este fator tanto para docentes quanto para discentes através da metodologia da revisão de literatura.</span></p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ítalo Martins Lôbo, Dirceu da Silva, Adriana da Conceição Tesch, Marta Cristiane Kraemer Zatti, Patrícia Alves Ferreirahttps://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/298A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE2024-04-09T21:09:09-03:00Cristiane Monteiro da Silvamonteirodasilvacristiane@gmail.comMaria da Fé Silva Moreiracontatomariadafe@gmail.comMaria Valdeli Matias Batistaval_projovem@hotmail.comSimone Barbosa Fernandessimony_fer@hotmail.comSolange Lopes Lino Silveirasollino.10@gmail.com<p>Este trabalho trata da avaliação da aprendizagem como procedimento didático intencional e processual, embasada nos estudo de Luckesi (1990), Veiga (2012) e Candau (2012), ainda assim, relaciona -se essa concepção de avaliação como integrante da Didática fundamentada por Libâneo (2015). Em suma, articula-se os pontos de intersecção entre didática, avaliação e formação docente. Na elaboração deste estudo, pode-se sustentar a ideia da avaliação como parte integrante da Didática, por sua vez, os processos avaliativos precisam ganhar um caráter intencional, sistemático e processual para a manifestação do ensino e da aprendizagem.</p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cristiane Monteiro da Silva, Maria da Fé Silva Moreira, Maria Valdeli Matias Batista, Simone Barbosa Fernandes, Solange Lopes Lino Silveira