https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/issue/feed Revista Ilustração 2025-06-04T10:59:56-03:00 Revista Ilustração eilustracao@gmail.com Open Journal Systems <p>A Revista Ilustração é um periódico quadrienal da Editora Ilustração, classificada com <strong>Qualis C</strong> (<a href="https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf" target="_blank" rel="noopener">CLIQUE AQUI</a> para verificar) na última avalição quadrimestral do Qualis CAPES (2017-2020). Tem como missão oportunizar publicações e socialização do conhecimento nos diferentes campos do saber. Busca publicar produções em forma de artigos científicos de pesquisadores, preferencialmente vinculados à Programas de Pós-Graduação, com aportes teóricos ligados a diferentes campos do conhecimento que permeiam o meio acadêmico nacional e internacional.</p> <p>Público-alvo: Pesquisadores de Programas de Pós-Graduação.</p> https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/439 O PROFESSOR E AS METODOLOGIAS ATIVAS: GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO 2025-04-07T17:03:57-03:00 Elenice Maria Canello elenicemariacanello@gmail.com Marciane Altenhofen marcianealtenhofen@hotmail.com <p>Diante da sociedade tecnologia, não podemos mais pensar a educação nos velhos moldes, o professor precisa repensar sua prática educativa e trazer para ela as metodologias ativas, pois, ao fazer isso ele ir promover uma aprendizagem ativa e assumindo que o propósito essencial da educação que é de promover condições que capacite os seus alunos na tomada de consciência de sua própria construção de significados e saberes. Nesse sentido a utilização da gamificação, ou seja, dos jogos na educação vem a contribuir para alcançar a finalidade da educação, formar cidadãos atuantes, pensantes, colaborativos e participativos. Assim, esse estudo tem como objetivo analisar o papel do professor nesse novo modelo de ensinar por meio das metodologias ativas. Além de apresentar o perfil desse professor e o uso da gamificação na aprendizagem. Para tanto se valeu na pesquisa da metodologia de pesquisa é bibliográfica, com abordagem qualitativa, descritiva e análise em referenciais teóricos sobre o tema. Entre os temas abordados nesse estudo estão os conceito e características da gamificação na educação, bem como o perfil do professor da atualidade para trabalhar com as tecnologias e as metodologias ativas e quais os desafios enfrentados frente essa nova maneira de ensinar e de aprender. Como resultados os estudos apontam que ouso de estratégias envolvendo a gamificação, como a ferramenta na aprendizagem contribuiu para tornar as aulas mais lúdicas. Sem contar que os jogos atrelados a tecnologias são uma excelente estratégia pedagógica de apoio para o professor, nas etapas da aprendizagem. Mas, ainda muitos são os desafios enfrentados pelo professor entre eles de formação e capacitação para estar fazendo uso das mídias digitais e de estar incorporando metodologias ativas em sua prática pedagógica.</p> 2025-05-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Elenice Maria Canello, Marciane