O PAPEL DO PROFESSOR NA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO HÍBRIDO

ADAPTAÇÃO DOCENTE E PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Autores

  • Fernanda Hungaro Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
  • Guelly Urzêda de Mello Rezende Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay
  • Luciane Domingues de Campos Must University, Estados Unidos
  • Mackson Azevedo Mafra Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay
  • Magno Antonio Cardozo Caiado Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.419

Resumo

O artigo analisa as principais tendências educacionais contemporâneas, destacando o papel do professor na implementação de práticas inovadoras que atendam às demandas da sociedade atual. O tema aborda mudanças no campo educacional, como o protagonismo do aluno e o uso de metodologias ativas e ensino híbrido, que fomentam competências como criatividade, pensamento crítico e colaboração. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, baseia-se na análise bibliográfica de estudos recentes. As metodologias ativas, incluindo a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) e a sala de aula invertida, destacam-se por priorizar a autonomia do estudante e a aplicação prática do conhecimento. Já o ensino híbrido combina modalidades presenciais e digitais, promovendo flexibilidade e personalização do aprendizado. Conclui-se que o professor, como facilitador, precisa de formação continuada e domínio de novas ferramentas para integrar práticas pedagógicas inovadoras e tecnológicas, contribuindo para um processo educativo mais significativo e alinhado às exigências do século XXI.

Biografia do Autor

Fernanda Hungaro, Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico

Maestria en Educación con Especialidad en Educación Superior pela Universidad Internacional Iberoamericana - UNIB.

Guelly Urzêda de Mello Rezende, Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Administração pela Universidad de la Integración de las Américas, UNIDA-PY.

Luciane Domingues de Campos, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Mackson Azevedo Mafra, Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay

Doutor em Ciência da Educação pela Universidad de lá Integración de Las Américas, UNIDA-PY.

Magno Antonio Cardozo Caiado, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

31-01-2025

Como Citar

Hungaro, F., Rezende, G. U. de M., Campos, L. D. de, Mafra, M. A., & Caiado, M. A. C. (2025). O PAPEL DO PROFESSOR NA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO HÍBRIDO: ADAPTAÇÃO DOCENTE E PROTAGONISMO ESTUDANTIL . Revista Ilustração, 6(1), 55–64. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.419

Edição

Seção

Artigos Científicos