PEER INSTRUCTION

UMA ABORDAGEM COLABORATIVA PARA O APRENDIZADO ATIVO

Autores

  • Silene de Freitas Oliveira Polari Must University, Estados Unidos
  • Átila de Souza Universidade da Integração das Américas, Asunción, Paraguay
  • Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Universidade do Estado de Mato Grosso, MT, Brasil
  • Zaqueu Do Nascimento Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.312

Resumo

Este estudo aborda a metodologia de Instrução Entre Pares, focando sua aplicabilidade e os desafios associados ao seu uso em ambientes educacionais modernos, tanto presenciais quanto online. Considerando a integração de tecnologias emergentes, como realidade aumentada e virtual, o objetivo geral é analisar como estas ferramentas podem enriquecer a experiência de aprendizagem através da Instrução Entre Pares. A metodologia empregada consistiu em uma revisão detalhada da literatura, analisando estudos recentes que discutem a implementação dessa abordagem pedagógica. Os resultados indicam que, apesar dos benefícios evidentes em promover uma aprendizagem ativa, a adoção da Instrução Entre Pares enfrenta barreiras significativas, incluindo resistência dos educadores, falta de formação adequada e infraestruturas tecnológicas insuficientes. As considerações finais destacam a necessidade de investimentos em formação de educadores e atualização de recursos tecnológicos nas escolas para superar essas barreiras e maximizar os benefícios da metodologia proposta. Este estudo contribui para o entendimento de como estratégias pedagógicas ativas podem ser implementadas efetivamente em contextos educacionais contemporâneos.

Biografia do Autor

Silene de Freitas Oliveira Polari, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Átila de Souza, Universidade da Integração das Américas, Asunción, Paraguay

Doutorando em Educação pela Universidade da Integração das Américas (UNIDA). 

Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST). 

Rodi Narciso, Universidade do Estado de Mato Grosso, MT, Brasil

Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Zaqueu Do Nascimento Santos, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST). 

Publicado

23-05-2024

Como Citar

Polari, S. de F. O., Souza, Átila de, Nascimento, C. D. L. do, Narciso, R., & Santos, Z. D. N. (2024). PEER INSTRUCTION: UMA ABORDAGEM COLABORATIVA PARA O APRENDIZADO ATIVO. Revista Ilustração, 5(4), 81–87. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.312

Edição

Seção

Artigos Científicos