MÍDIA E SEU IMPACTO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Anna Mara Veiga Foltran Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.302

Resumo

O artigo em questão, sucintamente leva a uma introdução básica e compacta às alterações do aprender. Foi elaborado através de pesquisas bibliográficas, destacando o papel da tecnologia na educação, com ênfase nas Plataformas Educacionais, e também abordando as reconfigurações da cognição ensejadas pelas atuais tecnologias da comunicação e da informação. Aponta que a educação alcançou uma fase evolutiva singular, na qual o entendimento intelectual e relacional da coexistência humana está se transformando em uma velocidade extrema, em parte devido à função moderadora praticamente universal dessas novas tecnologias. No entanto, é importante considerar que, juntamente com as imensas possibilidades de progresso da sociabilidade humana proporcionadas pela rede, também surgem riscos de segregação e desumanização no que diz respeito ao processo de aprendizagem e ao acesso ao conhecimento, devido à falta ou dificuldade de acesso às plataformas. Alcançamos uma transformação sem precedentes dos vínculos estabelecidos entre diferentes indivíduos, possibilitando a construção de competência tanto dentro quanto fora das escolas, porém que interferem profundamente no estabelecimento de ensino. As tecnologias atuais não substituem os professores, nem reduzem o esforço disciplinado dos alunos nos estudos, tão somente, corroboram para fortalecer o pensamento complexo, interativo e transversal, proporcionando novas possibilidades para a empatia solidária no interior das próprias formas do conhecimento.

Biografia do Autor

Anna Mara Veiga Foltran, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Graduada em Matemática. Especialização em Ensino da Matemática.

Publicado

12-04-2024

Como Citar

Foltran, A. M. V. (2024). MÍDIA E SEU IMPACTO NA EDUCAÇÃO. Revista Ilustração, 5(2), 71–81. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.302

Edição

Seção

Artigos Científicos