USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A CIDADANIA DIGITAL

VIVENCIANDO PRÁTICAS DIGITAIS E SEUS RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Autores

  • Maria Cristina de Borba Soriano Souza Must University, Estados Unidos
  • Fabrísia Maria da Silva Carvalho Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.203

Resumo

As modificações no ambiente escolar com o uso da tecnologia em sala de aula permitiram uma grande mudança na rotina escolar. Este trabalho apresentou uma pesquisa cujo objetivo geral foi refletir sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação - TICs e sua relação com a cidadania digital.  E tem como objetivos específicos reconhecer a importância das inovações tecnológicas para a educação; apresentar algumas práticas digitais vivenciadas em sala de aula; conhecer alguns riscos presentes no mundo virtual. Esta pesquisa contou com um estudo teórico sobre tecnologias na educação e o uso das tecnologias de informação e comunicação - TICs; cidadania digital e educação; práticas digitais em sala de aula; e, por fim, riscos no uso da tecnologia no contexto das instituições de ensino. Porém, é possível anular tais riscos? Neste estudo, cuja metodologia pesquisa bibliográfica, fundamentada na observação qualitativa dialogou-se com autores sobre a importância destas questões citadas, que deram autenticidade às conclusões encontradas. É importante que a escola e professores estejam inseridos e interajam com o mundo digital, uma vez que a qualidade da educação depende da ação de gestores e professores no acompanhamento e orientação dos estudantes, que devem se preparar para essa nova realidade. Um dos grandes desafios da atualidade é o uso das tecnologias na educação com a inserção das TICs na rotina das salas de aula, de forma a contribuir e propiciar conhecimento e benefícios em prol de um ensino-aprendizagem com mais qualidade e inovação.

Biografia do Autor

Maria Cristina de Borba Soriano Souza, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.  Especializada em Metodologia do Ensino e Pesquisa na Educação em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Anápolis. Especializada em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Graduada em Tecnologia e Marketing pela Universidade Norte do Paraná. Graduada em Biologia pela Faculdade INET. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Fabrísia Maria da Silva Carvalho, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Especializada em Estudos Linguísticos e Ensino de Português e Ensino de Literatura pela Universidade Estadual de Goiás-UEG. Graduada em Licenciatura Plena - Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás-UEG e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UEVA pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UEVA. 

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Souza, M. C. de B. S., & Carvalho, F. M. da S. (2023). USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A CIDADANIA DIGITAL: VIVENCIANDO PRÁTICAS DIGITAIS E SEUS RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. Revista Ilustração, 4(5), 199–209. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.203

Edição

Seção

Artigos Científicos