USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A CIDADANIA DIGITAL
VIVENCIANDO PRÁTICAS DIGITAIS E SEUS RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.203Resumo
As modificações no ambiente escolar com o uso da tecnologia em sala de aula permitiram uma grande mudança na rotina escolar. Este trabalho apresentou uma pesquisa cujo objetivo geral foi refletir sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação - TICs e sua relação com a cidadania digital. E tem como objetivos específicos reconhecer a importância das inovações tecnológicas para a educação; apresentar algumas práticas digitais vivenciadas em sala de aula; conhecer alguns riscos presentes no mundo virtual. Esta pesquisa contou com um estudo teórico sobre tecnologias na educação e o uso das tecnologias de informação e comunicação - TICs; cidadania digital e educação; práticas digitais em sala de aula; e, por fim, riscos no uso da tecnologia no contexto das instituições de ensino. Porém, é possível anular tais riscos? Neste estudo, cuja metodologia pesquisa bibliográfica, fundamentada na observação qualitativa dialogou-se com autores sobre a importância destas questões citadas, que deram autenticidade às conclusões encontradas. É importante que a escola e professores estejam inseridos e interajam com o mundo digital, uma vez que a qualidade da educação depende da ação de gestores e professores no acompanhamento e orientação dos estudantes, que devem se preparar para essa nova realidade. Um dos grandes desafios da atualidade é o uso das tecnologias na educação com a inserção das TICs na rotina das salas de aula, de forma a contribuir e propiciar conhecimento e benefícios em prol de um ensino-aprendizagem com mais qualidade e inovação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Cristina de Borba Soriano Souza, Fabrísia Maria da Silva Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.