AS FEIRAS DE CIÊNCIAS À LUZ DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COM ESCOLARES

Autores

  • Adriele Prestes da Silveira Instituto Federal Farroupilha, Júlio de Castilhos, RS, Brasil
  • Dieison Prestes da Silveira Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
  • Jaqueline Rodrigues Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Júlio de Castilhos, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i2.94

Resumo

As feiras de ciências possibilitam a construção de conhecimentos por meio do diálogo e da investigação, inserindo os estudantes nas problemáticas que se fazem presentes no meio socioeducacional, tendo potencialidades para se pensar nas prerrogativas de uma Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Por meio destas provocações, o presente artigo objetivou discutir a importância das feiras de ciências à luz da Alfabetização Cientifica e Tecnológica, permitindo fortalecer o conhecimento e o debate das problemáticas emergentes no campo da Educação em Ciências. A metodologia adotada consiste em uma abordagem qualitativa, com foco em uma pesquisa bibliográfica. Pode-se dizer que as feiras de ciências precisam estar inseridas no meio socioeducacional e na realidade dos estudantes por meio de debates, diálogo, interações e investigações, construindo um ambiente profícuo para uma formação humana, crítica e que apresente reflexos no meio social, tendo relação com os preceitos de uma Alfabetização Científica e Tecnológica.

Publicado

06-08-2022

Como Citar

Silveira, A. P. da, Silveira, D. P. da, & Rocha, J. R. (2022). AS FEIRAS DE CIÊNCIAS À LUZ DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COM ESCOLARES. Revista Ilustração, 3(2), 93–100. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i2.94