PIBIC JR COMO INSTRUMENTO PARA LETRAMENTO CIENTÍFICO

Autores

  • Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, AM, Brasil
  • Talita Pedrosa Vieira de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, AM, Brasil
  • Ana Paula Vieira da Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, AM, Brasil
  • Vitória Cristina dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i2.86

Resumo

Dentre os instrumentos existentes para a prática da Alfabetização e do Letramento Científicos (ALC), nosso objetivo é apresentar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Ensino Médio (PIBIC-Jr) como um deles; por meio do percurso traçados pelos objetivos específicos: 1) realizar breve apresentação dos tópicos conceituais de Letramento e Alfabetização Científico/a; 2) Descrever os aspectos e caracterizações dos projetos em tela e, 3) Elencar o alcance dos conceitos na prática experienciada nos projetos. A abordagem é qualitativa, descritiva, com desenho de investigação narrativa. Os dados foram construídos durante dois projetos de PIBIC-Jr, em um Instituto Federal (IF) da região Norte do Brasil, pelas sessões de orientação pedagógica-científica, mediadas por tecnologias digitais no período de 2020-2021. A análise se pauta sobre os conceitos da ALC, adjunto à Identidade Narrativa (IN) como evidenciadora da aquisição, por meio de uma (auto)biografização das autoras-participantes. Os resultados apontam que espaços de valoração de narrativas biográficas e (auto)biográficas potencializam o desenvolvimento de uma IN de pesquisadora, e a assumpção dos valores defendidos pela ALC. Sugere-se como desdobramento que mais investigações com este objeto de pesquisa sejam realizadas para validar a proposta.

Publicado

06-08-2022

Como Citar

Gonçalves, C. Érica L. de C., Carvalho, T. P. V. de, Silveira, A. P. V. da, & Santos, V. C. dos. (2022). PIBIC JR COMO INSTRUMENTO PARA LETRAMENTO CIENTÍFICO. Revista Ilustração, 3(2), 45–62. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i2.86