PIBIC JR COMO INSTRUMENTO PARA LETRAMENTO CIENTÍFICO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i2.86Resumo
Dentre os instrumentos existentes para a prática da Alfabetização e do Letramento Científicos (ALC), nosso objetivo é apresentar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Ensino Médio (PIBIC-Jr) como um deles; por meio do percurso traçados pelos objetivos específicos: 1) realizar breve apresentação dos tópicos conceituais de Letramento e Alfabetização Científico/a; 2) Descrever os aspectos e caracterizações dos projetos em tela e, 3) Elencar o alcance dos conceitos na prática experienciada nos projetos. A abordagem é qualitativa, descritiva, com desenho de investigação narrativa. Os dados foram construídos durante dois projetos de PIBIC-Jr, em um Instituto Federal (IF) da região Norte do Brasil, pelas sessões de orientação pedagógica-científica, mediadas por tecnologias digitais no período de 2020-2021. A análise se pauta sobre os conceitos da ALC, adjunto à Identidade Narrativa (IN) como evidenciadora da aquisição, por meio de uma (auto)biografização das autoras-participantes. Os resultados apontam que espaços de valoração de narrativas biográficas e (auto)biográficas potencializam o desenvolvimento de uma IN de pesquisadora, e a assumpção dos valores defendidos pela ALC. Sugere-se como desdobramento que mais investigações com este objeto de pesquisa sejam realizadas para validar a proposta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves, Talita Pedrosa Vieira de Carvalho, Ana Paula Vieira da Silveira, Vitória Cristina dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.