PIBIC JR COMO INSTRUMENTO PARA LETRAMENTO CIENTÍFICO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i2.86Resumo
Dentre os instrumentos existentes para a prática da Alfabetização e do Letramento Científicos (ALC), nosso objetivo é apresentar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Ensino Médio (PIBIC-Jr) como um deles; por meio do percurso traçados pelos objetivos específicos: 1) realizar breve apresentação dos tópicos conceituais de Letramento e Alfabetização Científico/a; 2) Descrever os aspectos e caracterizações dos projetos em tela e, 3) Elencar o alcance dos conceitos na prática experienciada nos projetos. A abordagem é qualitativa, descritiva, com desenho de investigação narrativa. Os dados foram construídos durante dois projetos de PIBIC-Jr, em um Instituto Federal (IF) da região Norte do Brasil, pelas sessões de orientação pedagógica-científica, mediadas por tecnologias digitais no período de 2020-2021. A análise se pauta sobre os conceitos da ALC, adjunto à Identidade Narrativa (IN) como evidenciadora da aquisição, por meio de uma (auto)biografização das autoras-participantes. Os resultados apontam que espaços de valoração de narrativas biográficas e (auto)biográficas potencializam o desenvolvimento de uma IN de pesquisadora, e a assumpção dos valores defendidos pela ALC. Sugere-se como desdobramento que mais investigações com este objeto de pesquisa sejam realizadas para validar a proposta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves, Talita Pedrosa Vieira de Carvalho, Ana Paula Vieira da Silveira, Vitória Cristina dos Santos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.