A FÍSICA DAS OSCILAÇÕES MECÂNICAS EM INSTRUMENTOS MUSICAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i2.82Resumo
Este artigo, demonstra uma proposta amparada nos dispositivos da educação no Brasil, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Diante disso, elaboramos uma aula prática para os alunos de um presídio do estado do Espírito Santo, desenvolvendo uma Sequência Didática sobre o conteúdo da disciplina de Física, a partir de uma experiência vivenciada na 2° etapa do Ensino Médio para Jovens e Adultos. Elaboramos uma aula prática para os alunos desta unidade prisional, dando um contexto para a discussão do tema. O objetivo é introduzir o ensino de física ondulatória de forma lúdica, por meio de instrumento musical - violão. A partir de ondas estacionárias em tubos sonoros e cordas vibrantes, foram elucidados: intensidade e timbre, relacionando com os conceitos básicos de ondas e frequência, amplitude, velocidade de propagação das ondas em cordas de diferentes densidades lineares, entre outros. O trabalho foi aplicado em um total de seis encontros, cada um com duração de 60 min. Nestes períodos foram trabalhadas aulas expositivas. A pergunta feita é: Como um instrumento musical pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, do conteúdo ondulatória, da disciplina de física? Na unidade prisional, nos deparamos com um contexto bem peculiar: alunos com faixas etárias de idade, níveis de conhecimentos e culturais, diferenciadas, exigindo uma prática pedagógica que os ajudasse absolver este conteúdo. Os resultados obtidos indicam que a experiência desenvolvida tornou a aula mais atrativa, facilitando a absorção do conteúdo ministrado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Merian Souza da Penha Jacob, Janaria Candeias de Oliveira Carminati, Leomar Vanderlei Rodrigues dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.