EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O PROFESSOR ENQUANTO GESTOR FRENTE AOS PROCESSOS DE INCLUSÃO NO ÂMBITO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i2.80Resumo
A Educação Inclusiva é uma das temáticas que desencadeia uma série de reflexões e inquietações por pesquisadores da área educacional. Um tema complexo, que ainda gera dúvidas àqueles que vivenciam tal realidade, nas relações de convívio social (escola) e familiar. Para tanto causa uma inquietação para estudantes de curso de pós-graduação em Gestão Escolar IFFAR-JC, uma vez que esses profissionais futuramente encontrarão os desafios da inclusão e desta forma como proceder frente aos acontecimentos partindo do que se apresenta em cada realidade escolar. O objetivo deste trabalho é buscar conhecimentos a respeito da Educação Inclusiva, da realidade na prática de profissionais que se encontram na linha de frente aos processos de ensino e aprendizagem para o público-alvo da Educação Especial. A metodologia utilizada na realização do trabalho foi o Estudo de Caso, entrelaçado com a revisão bibliográfica, partindo da visão de alguns autores sobre o tema em questão e a aplicação de um questionário mostrando os reflexos e o que se apresenta no campo educacional, perante as práticas executadas em sala de aula comum. Considera-se que hoje esses sujeitos vêm ganhando mais espaços, as escolas de hoje estão abertas a uma nova realidade, em que alunos que apresentam necessidades educativas especiais são cada vez mais frequente no ensino regular e no convívio em sociedade. Buscar as concepções do que trata a Educação Inclusiva, sobretudo a Educação Especial as reais necessidades apontadas por profissionais da educação é um dos primeiros passos para entender quais são os anseios, para assim superar os possíveis desafios enfrentados no sistema e na sociedade.
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Copyright (c) 2022 Alessandra Pedroso Carvalho, Lucinara Bastiani Corrêa
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