A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PRISIONAL NA MODALIDADE (EJA)
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i2.79Resumo
A educação é primordial na sociedade, edifica o indivíduo, desperta suas habilidades e competências, permitindo direcionar para um futuro promissor. Apesar da sua relevância no processo de aprendizagem, o trabalho do educador não é fácil. Nesse contexto desafiador o educador precisa ter persistência, criatividade e destreza ao ministrar o conteúdo, a fim de se obter resultados satisfatórios de ensino. Isso posto, o presente artigo possui a finalidade de apresentar vantagens da Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), utilizado em uma unidade prisional no estado do Espírito Santo, que propõe a construção do conhecimento por meio de discussões em grupo de problemas práticos, tendo como foco o educando e suas especificidades. Cabe dizer que o método (ABP) foi aplicado no conteúdo de estatística do ensino de matemática, referente a disseminação de COVID-19 e Campeonato brasileiro de futebol série A. A metodologia apresenta caráter qualitativo, de cunho bibliográfico e prático. Como resultados, observou-se momentos de trocas de saberes e experiências, contribuindo com a dinâmica do conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Leomar Vanderlei Rodrigues dos Santos, Merian Souza da Penha Jacob, Janaria Candeias de Oliveira Carminati
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.