A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PRISIONAL NA MODALIDADE (EJA)

Autores

  • Leomar Vanderlei Rodrigues dos Santos Faculdade Faveni, Venda Nova do Imigrante, ES, Brasil
  • Merian Souza da Penha Jacob Instituto Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, ES, Brasil
  • Janaria Candeias de Oliveira Carminati Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i2.79

Resumo

A educação é primordial na sociedade, edifica o indivíduo, desperta suas habilidades e competências, permitindo direcionar para um futuro promissor. Apesar da sua relevância no processo de aprendizagem, o trabalho do educador não é fácil. Nesse contexto desafiador o educador precisa ter persistência, criatividade e destreza ao ministrar o conteúdo, a fim de se obter resultados satisfatórios de ensino. Isso posto, o presente artigo possui a finalidade de apresentar vantagens da Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), utilizado em uma unidade prisional no estado do Espírito Santo, que propõe a construção do conhecimento por meio de discussões em grupo de problemas práticos, tendo como foco o educando e suas especificidades. Cabe dizer que o método (ABP) foi aplicado no conteúdo de estatística do ensino de matemática, referente a disseminação de COVID-19 e Campeonato brasileiro de futebol série A. A metodologia apresenta caráter qualitativo, de cunho bibliográfico e prático. Como resultados, observou-se momentos de trocas de saberes e experiências, contribuindo com a dinâmica do conhecimento.

Publicado

06-08-2022

Como Citar

Santos, L. V. R. dos, Jacob, M. S. da P., & Carminati, J. C. de O. (2022). A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PRISIONAL NA MODALIDADE (EJA). Revista Ilustração, 3(2), 7–16. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v3i2.79