APRENDIZAGEM POR MEIO DO BRINCAR

Autores

  • Nivaldo Pedro de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.489

Resumo

O artigo abordou o ato de brincar como uma das experiências mais significativas na vida da criança no ambiente escolar, embora, muitos além do entretenimento, têm o brincar como uma linguagem própria da infância, por meio da qual ela se comunica, experimenta, aprende e se desenvolve, mas em muitos contextos escolares, o brincar ainda é visto como uma atividade secundária ou como simples ‘tempo livre’, desvinculada dos objetivos pedagógicos. Tem como objetivo discutir a importância do brincar como recurso pedagógico no processo de aprendizagem das crianças, principalmente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como questionamento trouxe, como o brincar pode ser utilizado como estratégia pedagógica para promover aprendizagens significativas na infância? De cunho bibliográfico, do tipo qualitativo com especificações descritivas, em decorrência dos vários discursos críticos com os renomados teóricos no explorar e descrever dadas realidades sociais, além do explorar da BNCC que embasou o estudo e existência do ambiente escolar público. Mostrou-se que, diante desse panorama, é possível afirmar que a aprendizagem por meio do brincar oferece múltiplas oportunidades para o desenvolvimento integral das crianças, desde que seja planejada e valorizada como prática educativa essencial, mas para que isso ocorra, é necessário superar os desafios existentes por meio de formação docente continuada, sensibilização das famílias e criação de ambientes ricos estimulantes, ou seja, consolidar o brincar como forma legítima de aprender é um passo fundamental para garantir uma educação infantil mais humana, inclusiva e coerente com as necessidades dos estudantes destes seguimentos.

Biografia do Autor

Nivaldo Pedro de Oliveira

Nivaldo Pedro de Oliveira. Licenciado em: Letras/Espanhol (UNITINS); Pedagogia (UNIMES); Educação Especial (FAVENI); Graduando: em Ciências Biológicas (IBRA); LETRAS - Língua Portuguesa (IBRA). Especialista em: 21 Áreas da Educação. Mestrado em: Ciências em Educação (UNIDA); Mestrado em: Tecnologias Emergentes em Educação (MUST University). Doutorando: Ciências em Educação (UNIDA); Ciências em Educação (FICS). Professor de Ensino Médio na Rede Pública (São Luís); Professor de Anos Finais na Rede Municipal (São José de Ribamar). Orientador de Monografias dos cursos de Graduação Pedagogia EPT do IFMA (Campus Caxias/Ma). Orientador de Artigos Científicos e Monografias dos cursos de Especialização em Informática na Educação do IFMA (Campus São Raimundo das Mangabeiras e Pedreiras / Ma.); Especialização em Atendimento Educacional Especializado e Especialização em Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Integral do IFPI.

Publicado

21-12-2025

Como Citar

Oliveira, N. P. de. (2025). APRENDIZAGEM POR MEIO DO BRINCAR. Revista Ilustração, 6(3), 245–259. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.489

Edição

Seção

Artigos Científicos