APRENDIZAGEM POR MEIO DO BRINCAR
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.489Resumo
O artigo abordou o ato de brincar como uma das experiências mais significativas na vida da criança no ambiente escolar, embora, muitos além do entretenimento, têm o brincar como uma linguagem própria da infância, por meio da qual ela se comunica, experimenta, aprende e se desenvolve, mas em muitos contextos escolares, o brincar ainda é visto como uma atividade secundária ou como simples ‘tempo livre’, desvinculada dos objetivos pedagógicos. Tem como objetivo discutir a importância do brincar como recurso pedagógico no processo de aprendizagem das crianças, principalmente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como questionamento trouxe, como o brincar pode ser utilizado como estratégia pedagógica para promover aprendizagens significativas na infância? De cunho bibliográfico, do tipo qualitativo com especificações descritivas, em decorrência dos vários discursos críticos com os renomados teóricos no explorar e descrever dadas realidades sociais, além do explorar da BNCC que embasou o estudo e existência do ambiente escolar público. Mostrou-se que, diante desse panorama, é possível afirmar que a aprendizagem por meio do brincar oferece múltiplas oportunidades para o desenvolvimento integral das crianças, desde que seja planejada e valorizada como prática educativa essencial, mas para que isso ocorra, é necessário superar os desafios existentes por meio de formação docente continuada, sensibilização das famílias e criação de ambientes ricos estimulantes, ou seja, consolidar o brincar como forma legítima de aprender é um passo fundamental para garantir uma educação infantil mais humana, inclusiva e coerente com as necessidades dos estudantes destes seguimentos.
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