CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NUMA REVISÃO DE LITERATURA PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE INTEGRADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.488

Resumo

A contextualização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem se consolidado como elemento essencial nos últimos anos e, na construção de uma formação docente integrada, capaz de articular teoria e prática, conhecimentos gerais e específicos, além de valores sociais e humanos. Por meio de uma revisão de literatura, observou-se que a EPT, ao ser contextualizada, vem promovendo diálogos entre os saberes científicos, técnicos e culturais, favorecendo a compreensão crítica da realidade e a inserção qualificada no mundo do trabalho. Tratou na indagação: como a literatura específica tem modernizado a Educação Profissional e Tecnológica no que se refere à formação docente integrada, e, quais são os principais desafios e propostas identificadas nesse processo? Frisou como objetivo, o compreender do processo curricular, evolutivo e qualitativo da formação docente integrada na EPT, como mecanismo diacrônico para uma boa qualidade no caminhar de um ensino técnico. Mostrou uma metodologia bibliográfica do tipo qualitativa, com dados retirados de fontes confiáveis (Google Acadêmico, Biblioteca do IFMA, Capes e Scielo), deixando este com caráter documental. O processo não apenas amplia a autonomia docente, mas fortalece práticas pedagógicas que consideram a diversidade, a interdisciplinaridade e a inovação tecnológica. A integração da formação docente, revela estratégias para superar modelos fragmentados de ensino e potencializar a construção de aprendizagens significativas, alinhadas às demandas sociais e profissionais contemporâneas. E, em seus resultados e conclusões se deixou apontamentos claros aos seus leitores, com respostas sobre a investigação no contextualizar a EPT numa revisão literária para a formação docente integrada personalizada.

Biografia do Autor

Nivaldo Pedro de Oliveira

Nivaldo Pedro de Oliveira. Licenciado em: Letras/Espanhol (UNITINS); Pedagogia (UNIMES); Educação Especial (FAVENI); Graduando: em Ciências Biológicas (IBRA); LETRAS - Língua Portuguesa (IBRA). Especialista em: 19 Áreas da Educação. Mestrado em: Ciências em Educação (UNIDA); Mestrado em: Tecnologias Emergentes em Educação (MUST University). Doutorando: Ciências em Educação (UNIDA); Ciências em Educação (FICS). Professor de Ensino Médio na Rede Pública (São Luís); Professor de Anos Finais na Rede Municipal (São José de Ribamar). Orientador de Artigos Científicos e Monografias dos cursos de Graduação em Pedagogia EPT do IFMA (Campus Caxias/Ma) e na Especialização em Informática na Educação do IFMA (Campus São Raimundo das Mangabeiras e Pedreiras / Ma.).

Kleriston Luis Rocha Neris, kleristonluis@yahoo.com.br

Graduado em: Educação Artística/Hab. em Artes Plásticas pela (UFMA); História pela (FAVENI). Especialista em: Psicologia da Educação pela (UEMA). Mestrando: Mestrado Profissional em História pela (UFMA) com pesquisa nas áreas de História do Maranhão, História das Religiões, História do Patrimônio, História da Arte, Metodologias Ativas, Psicologia da Educação, Ciências da Religião e, estudos na área de Artes Visuais, Artes e Investigação Baseada em Arte (IBA). 

Elysson Mizael de Castro

Graduado/Licenciado em: Educação Física pela Estácio de Sá e pela (UNIASSELVI); Pedagogia (UNIASSELVI). Especialista em: Inclusão e Diversidade na Sociedade e Organizações (UNIASSELVI); Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFES); Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI); Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI); Educação a Distância: Gestão e Tutoria (UNIASSELVI); Avaliação Física, Ortopédica, Esportiva e Funcional (FAVINE); Educação Física Escolar (INTERVALE); e Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (INTERVALE). Mestrado em: Ensino pela (MUST University/UNIMES). Atua como professor regente nos cursos de Educação Física na UNIASSELVI; Professor Tutor (bolsista CAPES) no curso de Educação Física pela (UFMA). Professor da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC/MA) e da Secretaria Municipal de São Luís (SEMED). 

Publicado

21-12-2025

Como Citar

Oliveira, N. P. de, Neris, K. L. R., & Castro, E. M. de. (2025). CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NUMA REVISÃO DE LITERATURA PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE INTEGRADA. Revista Ilustração, 6(3), 225–244. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.488

Edição

Seção

Artigos Científicos