CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NUMA REVISÃO DE LITERATURA PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE INTEGRADA
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.488Resumo
A contextualização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem se consolidado como elemento essencial nos últimos anos e, na construção de uma formação docente integrada, capaz de articular teoria e prática, conhecimentos gerais e específicos, além de valores sociais e humanos. Por meio de uma revisão de literatura, observou-se que a EPT, ao ser contextualizada, vem promovendo diálogos entre os saberes científicos, técnicos e culturais, favorecendo a compreensão crítica da realidade e a inserção qualificada no mundo do trabalho. Tratou na indagação: como a literatura específica tem modernizado a Educação Profissional e Tecnológica no que se refere à formação docente integrada, e, quais são os principais desafios e propostas identificadas nesse processo? Frisou como objetivo, o compreender do processo curricular, evolutivo e qualitativo da formação docente integrada na EPT, como mecanismo diacrônico para uma boa qualidade no caminhar de um ensino técnico. Mostrou uma metodologia bibliográfica do tipo qualitativa, com dados retirados de fontes confiáveis (Google Acadêmico, Biblioteca do IFMA, Capes e Scielo), deixando este com caráter documental. O processo não apenas amplia a autonomia docente, mas fortalece práticas pedagógicas que consideram a diversidade, a interdisciplinaridade e a inovação tecnológica. A integração da formação docente, revela estratégias para superar modelos fragmentados de ensino e potencializar a construção de aprendizagens significativas, alinhadas às demandas sociais e profissionais contemporâneas. E, em seus resultados e conclusões se deixou apontamentos claros aos seus leitores, com respostas sobre a investigação no contextualizar a EPT numa revisão literária para a formação docente integrada personalizada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nivaldo Pedro de Oliveira, Kleriston Luis Rocha Neris, Elysson Mizael de Castro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.



