EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA: LIMITES E POTENCIAIS PARA O ENSINO PRÁTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.485

Resumo

A educação a distância (EAD) tem se consolidado como uma modalidade essencial para ampliar o acesso ao conhecimento e promover flexibilidade no processo formativo, inclusive na área da Medicina Veterinária. No entanto, o ensino da anestesiologia veterinária apresenta desafios particulares, especialmente quanto ao desenvolvimento de habilidades práticas, julgamento clínico e segurança anestésica. Este artigo tem como objetivo analisar criticamente os limites e as potencialidades da EAD na formação anestésica do médico-veterinário, destacando estratégias inovadoras que buscam aproximar o ensino teórico da vivência prática. Por meio de uma revisão integrativa da literatura recente (2020–2025), discute-se o papel das tecnologias imersivas, da simulação realística, das plataformas interativas e das metodologias híbridas no aprimoramento da aprendizagem anestésica. Os resultados apontam que, embora a EAD não substitua integralmente o treinamento prático presencial, ela oferece ferramentas complementares eficazes para o desenvolvimento cognitivo e técnico, desde que integrada a metodologias ativas e sistemas de avaliação formativa. Conclui-se que o futuro da anestesiologia veterinária reside na adoção de modelos pedagógicos híbridos, sustentados por inovação tecnológica, rigor científico e integração curricular.

Palavras-chave: Anestesiologia Veterinária; Ensino a Distância; Formação Profissional; Simulação; Ensino Híbrido.

Biografia do Autor

Yuri Garcia Carvalho, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Brasil

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2017), Pós-Graduação "Lato Sensu" no Programa de Aprimoramento Profissional (Trainee) em Anestesiologia Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2020), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Anestesiologia Veterinária pelo Instituto de Ensino e Pesquisa - IEP RANVIER (2019), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Farmacologia e Interações Medicamentosas pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2019), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Anestesia Regional Veterinária pelo Instituto de Ensino e Pesquisa IEP-RANVIER (2020), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Urgência e Emergência Veterinária pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2020), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade São Judas Tadeu - USJT (2024), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Cirurgia de Pequenos Animais pela Universidade São Judas Tadeu - USJT (2025), Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde, da Universidade de São Caetano do Sul - USCS.

Publicado

11-11-2025

Como Citar

Carvalho, Y. G. (2025). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA: LIMITES E POTENCIAIS PARA O ENSINO PRÁTICO. Revista Ilustração, 6(3), 197–209. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.485

Edição

Seção

Artigos Científicos