QUANDO A HORTA ENSINA: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS, MÚLTIPLAS LINGUAGENS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.483Resumo
Este artigo apresenta uma experiência interdisciplinar desenvolvida com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Ijuí/RS. O projeto, intitulado pelos estudantes como “Chuchutata”, integrou os componentes curriculares de Matemática e Ciências por meio da observação da germinação do chuchu e da batata-doce. Com base em uma abordagem investigativa e dialógica inspirada em Freire e Vygotsky, a proposta promoveu a curiosidade, o protagonismo e a alfabetização científica. Durante o processo, os estudantes expressaram-se por múltiplas linguagens, seja oral, escrita, corporal, visual e matemática, construindo conhecimentos individuais e coletivos de forma significativa. O artigo dialoga com autores que fundamentam a prática pedagógica, destacando a pesquisa em sala de aula como princípio formativo e a linguagem matemática como forma de leitura e escrita do mundo.
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