QUANDO A HORTA ENSINA: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS, MÚLTIPLAS LINGUAGENS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fabiana Dieli Cassol Rede Pública Municipal de Ijuí
  • Adalberto Freire da Silva Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.483

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência interdisciplinar desenvolvida com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Ijuí/RS. O projeto, intitulado pelos estudantes como “Chuchutata”, integrou os componentes curriculares de Matemática e Ciências por meio da observação da germinação do chuchu e da batata-doce. Com base em uma abordagem investigativa e dialógica inspirada em Freire e Vygotsky, a proposta promoveu a curiosidade, o protagonismo e a alfabetização científica. Durante o processo, os estudantes expressaram-se por múltiplas linguagens, seja oral, escrita, corporal, visual e matemática, construindo conhecimentos individuais e coletivos de forma significativa. O artigo dialoga com autores que fundamentam a prática pedagógica, destacando a pesquisa em sala de aula como princípio formativo e a linguagem matemática como forma de leitura e escrita do mundo.

Biografia do Autor

Fabiana Dieli Cassol, Rede Pública Municipal de Ijuí

Pós-graduada em Coordenação Pedagógica e em Orientação Educacional, Professora e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ijuí; Supervisora Educacional da Rede Estadual do Rio Grande do Sul

Adalberto Freire da Silva, Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação nas Ciências, Mestre em Educação nas Ciências, Pós-graduado em Coordenação Pedagógica e em Orientação Educacional, professor da Rede Pública Estadual do RS.

Publicado

04-11-2025

Como Citar

Cassol, F. D., & Silva, A. F. da. (2025). QUANDO A HORTA ENSINA: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS, MÚLTIPLAS LINGUAGENS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ilustração, 6(3), 187–196. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.483

Edição

Seção

Artigos Científicos