FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA NA REDE PÚBLICA

POLÍTICAS, PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PARA QUALIFICAÇÃO CONTÍNUA

Autores

  • Rosilene Carneiro de Castro Bastos Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.482

Resumo

O presente artigo analisa as políticas públicas e diretrizes nacionais voltadas à formação de professores de Geografia na rede pública, com foco nas estratégias e práticas destinadas à qualificação contínua. A discussão parte da compreensão de que a formação docente é um processo permanente, que deve integrar conhecimentos teóricos, experiências práticas e atualização constante frente às demandas educacionais contemporâneas. São abordadas as contribuições da Resolução CNE/CP nº 2/2015 e da Resolução CNE/CP nº 2/2019 (BNC-Formação), que estabelecem parâmetros para a formação inicial e continuada, reforçando a necessidade de articulação entre teoria e prática, uso crítico de tecnologias e desenvolvimento de competências voltadas à análise e intervenção no espaço geográfico. O estudo destaca a importância de estratégias integradas, que envolvam metodologias inovadoras, estágios supervisionados e práticas interdisciplinares, como elementos essenciais para a construção de uma educação geográfica crítica, contextualizada e capaz de formar cidadãos conscientes e participativos.

Biografia do Autor

Rosilene Carneiro de Castro Bastos, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Licenciada em Geografia. Professora da Rede Pública Estadual de Goiás/GO.

Publicado

04-11-2025

Como Citar

Bastos, R. C. de C. (2025). FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA NA REDE PÚBLICA: POLÍTICAS, PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PARA QUALIFICAÇÃO CONTÍNUA. Revista Ilustração, 6(3), 173–186. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.482

Edição

Seção

Artigos Científicos