O ENSINO DA ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA NAS UNIVERSIDADES: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.479

Resumo

A anestesiologia veterinária é considerada um dos pilares na prática clínica e cirúrgica de animais, pois desempenha um papel crucial na promoção do bem-estar dos seres vivos sob cuidados. Essa especialidade é indispensável para assegurar a segurança durante a realização dos procedimentos médicos, assim como para garantir a qualidade e a efetividade dos cuidados de saúde prestados aos animais. Portanto, os profissionais que trabalham na área devem dominar os princípios e técnicas de anestesia para oferecer um atendimento de alta qualidade. No entanto, é importante ressaltar que a formação relacionada à disciplina nos programas acadêmicos de Medicina Veterinária ainda destaca a presença de deficiências bastante consideráveis. Essas deficiências abrangem desde a restrição no número de horas dedicadas às atividades práticas até a falta de infraestrutura adequada e de abordagens metodológicas que sejam inovadoras e eficazes. O artigo em questão realiza uma análise detalhada sobre os diversos desafios significativos que são encontrados no ensino da anestesiologia veterinária nas instituições de ensino superior. Nesse contexto, a discussão abrange estratégias pedagógicas que estão se tornando cada vez mais relevantes. Isso inclui, por exemplo, a implementação de simuladores sofisticados, a aplicação de metodologias ativas que incentivam a participação dos alunos e a necessidade de promover uma integração curricular mais eficaz entre as diferentes disciplinas. Além disso, são expostas diferentes visões e abordagens para a criação de profissionais mais bem preparados e que possuam uma formação sólida, caracterizada por um domínio tanto do conhecimento técnico-científico quanto por habilidades críticas essenciais para a prática na anestesiologia veterinária.

Biografia do Autor

Yuri Garcia Carvalho, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Brasil

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2017), Pós-Graduação "Lato Sensu" no Programa de Aprimoramento Profissional (Trainee) em Anestesiologia Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2020), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Anestesiologia Veterinária pelo Instituto de Ensino e Pesquisa - IEP RANVIER (2019), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Farmacologia e Interações Medicamentosas pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2019), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Anestesia Regional Veterinária pelo Instituto de Ensino e Pesquisa IEP-RANVIER (2020), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Urgência e Emergência Veterinária pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2020), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade São Judas Tadeu - USJT (2024), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Cirurgia de Pequenos Animais pala Universidade São Judas Tadeu - USJT (2025), Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde, da Universidade de São Caetano do Sul - USCS.

Publicado

13-10-2025

Como Citar

Carvalho, Y. G. (2025). O ENSINO DA ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA NAS UNIVERSIDADES: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Ilustração, 6(3), 161–171. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.479

Edição

Seção

Artigos Científicos