O PROFESSOR COMO MEDIADOR PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.477

Resumo

O artigo em questão aborda de maneira aprofundada a função do educador como facilitador ou mediador durante o processo de aprendizado dos alunos. Nele, são ressaltadas diversas estratégias didáticas que ajudam a incrementar a participação ativa dos estudantes, permitindo que eles se tornem protagonistas de suas próprias jornadas de aprendizado. Além disso, o texto também destaca e analisa os principais obstáculos que os professores encontram na prática pedagógica nos dias atuais, que podem dificultar a implementação eficaz dessas estratégias. Baseado em fundamentos teóricos pertencentes à educação crítica e à perspectiva sociointeracionista, a pesquisa destaca de maneira significativa a relevância da mediação, tendo em vista que este é um processo essencial para a construção coletiva do conhecimento. Isso envolve a consideração de diversos elementos, como, por exemplo, a aprendizagem ativa, que estimula a participação e o envolvimento dos educandos, além do emprego de tecnologias que favoreçam esse aprendizado. Ademais, a avaliação formativa também se torna um aspecto importante, pois contribui para acompanhar e aprimorar o desenvolvimento dos alunos durante o processo educativo. Finalmente, é feita uma análise detalhada das dificuldades que são impostas tanto pelas condições institucionais em que os educadores se encontram quanto pela imperativa necessidade de uma formação continuada e aprimorada. Nesse contexto, é importante ressaltar a relevância fundamental de se implementar políticas públicas direcionadas especificamente à valorização dos profissionais da educação. Tais políticas não apenas reconhecem o papel crucial dos docentes, mas também buscam proporcionar melhores condições de trabalho e desenvolvimento profissional.

 

Biografia do Autor

Yuri Garcia Carvalho, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Brasil

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2017), Pós-Graduação "Lato Sensu" no Programa de Aprimoramento Profissional (Trainee) em Anestesiologia Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2020), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Anestesiologia Veterinária pelo Instituto de Ensino e Pesquisa - IEP RANVIER (2019), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Farmacologia e Interações Medicamentosas pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2019), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Anestesia Regional Veterinária pelo Instituto de Ensino e Pesquisa IEP-RANVIER (2020), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Urgência e Emergência Veterinária pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2020), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade São Judas Tadeu - USJT (2024), Pós-Graduação "Lato Sensu" em Cirurgia de Pequenos Animais pala Universidade São Judas Tadeu - USJT (2025), Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde, da Universidade de São Caetano do Sul - USCS.

Publicado

05-10-2025

Como Citar

Carvalho, Y. G. (2025). O PROFESSOR COMO MEDIADOR PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO. Revista Ilustração, 6(3), 117–124. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.477

Edição

Seção

Artigos Científicos