O PROFESSOR COMO MEDIADOR PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.477Resumo
O artigo em questão aborda de maneira aprofundada a função do educador como facilitador ou mediador durante o processo de aprendizado dos alunos. Nele, são ressaltadas diversas estratégias didáticas que ajudam a incrementar a participação ativa dos estudantes, permitindo que eles se tornem protagonistas de suas próprias jornadas de aprendizado. Além disso, o texto também destaca e analisa os principais obstáculos que os professores encontram na prática pedagógica nos dias atuais, que podem dificultar a implementação eficaz dessas estratégias. Baseado em fundamentos teóricos pertencentes à educação crítica e à perspectiva sociointeracionista, a pesquisa destaca de maneira significativa a relevância da mediação, tendo em vista que este é um processo essencial para a construção coletiva do conhecimento. Isso envolve a consideração de diversos elementos, como, por exemplo, a aprendizagem ativa, que estimula a participação e o envolvimento dos educandos, além do emprego de tecnologias que favoreçam esse aprendizado. Ademais, a avaliação formativa também se torna um aspecto importante, pois contribui para acompanhar e aprimorar o desenvolvimento dos alunos durante o processo educativo. Finalmente, é feita uma análise detalhada das dificuldades que são impostas tanto pelas condições institucionais em que os educadores se encontram quanto pela imperativa necessidade de uma formação continuada e aprimorada. Nesse contexto, é importante ressaltar a relevância fundamental de se implementar políticas públicas direcionadas especificamente à valorização dos profissionais da educação. Tais políticas não apenas reconhecem o papel crucial dos docentes, mas também buscam proporcionar melhores condições de trabalho e desenvolvimento profissional.
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