NINHO VAZIO: INVESTIGAÇÃO E PROTAGONISMO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.476Resumo
O projeto apresentado neste artigo destaca uma investigação realizada por crianças da Pré-escola II, com 5 anos de idade, sobre algo que observaram no pátio da escola. Esse projeto, intitulado “Ninho Vazio”, surgiu a partir da descoberta de que havia um ninho em uma árvore na pracinha da escola, mas ele estava desocupado. As crianças se questionavam sobre o motivo pelo qual o ninho permanecia vazio, e essa curiosidade impulsionou sua pesquisa. Envolvendo a ODS 15 “Vida Terrestre”, o projeto evidencia o quão interessante é ver como a curiosidade das crianças pode ser um motor para a aprendizagem, incentivando-as a investigar e construir conhecimentos de forma significativa. As crianças descobriram que a maioria das aves não gosta de chuvas e que suas penas são impermeáveis, além de que, existem outros animais que constroem seus ninhos, como os tatus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Catarina Lima Silva, Grasiela Carvalho, Fabiane Smaniotto Pinno, Carla Lisiane Paz da Ros, Caroline dos Anjos Sulzbacher

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.