NINHO VAZIO: INVESTIGAÇÃO E PROTAGONISMO INFANTIL

Autores

  • Maria Catarina Lima Silva Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Brasil
  • Grasiela Carvalho Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Brasil
  • Fabiane Smaniotto Pinno Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Brasil
  • Carla Lisiane Paz da Ros Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Brasil
  • Caroline dos Anjos Sulzbacher Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.476

Resumo

O projeto apresentado neste artigo destaca uma investigação realizada por crianças da Pré-escola II, com 5 anos de idade, sobre algo que observaram no pátio da escola. Esse projeto, intitulado “Ninho Vazio”, surgiu a partir da descoberta de que havia um ninho em uma árvore na pracinha da escola, mas ele estava desocupado. As crianças se questionavam sobre o motivo pelo qual o ninho permanecia vazio, e essa curiosidade impulsionou sua pesquisa. Envolvendo a ODS 15 “Vida Terrestre”, o projeto evidencia o quão interessante é ver como a curiosidade das crianças pode ser um motor para a aprendizagem, incentivando-as a investigar e construir conhecimentos de forma significativa. As crianças descobriram que a maioria das aves não gosta de chuvas e que suas penas são impermeáveis, além de que, existem outros animais que constroem seus ninhos, como os tatus.

 

Publicado

05-10-2025

Como Citar

Silva, M. C. L., Carvalho, G., Pinno, F. S., Ros, C. L. P. da, & Sulzbacher, C. dos A. (2025). NINHO VAZIO: INVESTIGAÇÃO E PROTAGONISMO INFANTIL. Revista Ilustração, 6(3), 105–116. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.476

Edição

Seção

Artigos Científicos