LEITURA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.475Resumo
O artigo aborda a importância da leitura e do letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando-os práticas essenciais para o desenvolvimento da autonomia e da criticidade. A análise explora a história da EJA no Brasil e discute a leitura como um instrumento de emancipação e transformação social, com base em teóricos como Paulo Freire, Gadotti, Soares, Bakhtin e Street. O estudo destaca o papel crucial do educador como mediador, a construção coletiva de saberes e a valorização das experiências dos alunos na escola. Além disso, a pesquisa afirma que a leitura e o letramento vão além da simples decodificação de palavras, envolvendo aspectos sociais e culturais que são fundamentais para formar cidadãos críticos e autônomos.
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Copyright (c) 2025 Maria Catarina Lima Silva, Grasiela Carvalho, Fabiane Smaniotto Pinno, Carla Lisiane Paz da Ros, Caroline dos Anjos Sulzbacher

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