LEITURA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E SOCIAIS

Autores

  • Maria Catarina Lima Silva Secretaria Municipal Educação de Ijuí, Brasil
  • Grasiela Carvalho Secretaria Municipal Educação de Ijuí, Brasil
  • Fabiane Smaniotto Pinno Secretaria Municipal Educação de Ijuí, Brasil
  • Carla Lisiane Paz da Ros Secretaria Municipal Educação de Ijuí, Brasil
  • Caroline dos Anjos Sulzbacher Secretaria Municipal Educação de Ijuí, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.475

Resumo

O artigo aborda a importância da leitura e do letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando-os práticas essenciais para o desenvolvimento da autonomia e da criticidade. A análise explora a história da EJA no Brasil e discute a leitura como um instrumento de emancipação e transformação social, com base em teóricos como Paulo Freire, Gadotti, Soares, Bakhtin e Street. O estudo destaca o papel crucial do educador como mediador, a construção coletiva de saberes e a valorização das experiências dos alunos na escola. Além disso, a pesquisa afirma que a leitura e o letramento vão além da simples decodificação de palavras, envolvendo aspectos sociais e culturais que são fundamentais para formar cidadãos críticos e autônomos.

Publicado

05-10-2025

Como Citar

Silva, M. C. L., Carvalho, G., Pinno, F. S., Ros, C. L. P. da, & Sulzbacher, C. dos A. (2025). LEITURA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E SOCIAIS. Revista Ilustração, 6(3), 89–104. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.475

Edição

Seção

Artigos Científicos