ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA E PSICOPEDAGOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA ENFRENTAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
Este artigo visa compreender a relação entre a concepção de alfabetização discursiva e a psicopedagogia como estratégias para minimizar as dificuldades de aprendizagem no ciclo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica. A investigação parte do princípio de que os estudantes constroem hipóteses sobre a linguagem escrita mesmo antes de saberem ler e escrever convencionalmente, sendo, portanto, sujeitos ativos no processo de aprendizagem. Com base nos estudos de autores e documentos oficiais do município de São Paulo, discutem-se as contribuições psicopedagógicas como mediadoras que favorecem o desenvolvimento integral da criança e promoção do aprendizado significativo, colaborativo e dinâmico. A análise reforça a importância da integração entre o trabalho pedagógico e psicopedagógico para garantir o direito à alfabetização de qualidade para todos os estudantes.
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