A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL CRÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Kennya Alves Pinheiro Rocha Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.
  • Emivaldo Montes Guimarães Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.
  • Míria Rosa da Silva Oliveira Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.
  • Maria Eterna Ribeiro de Melo Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.
  • Kelly Alves Pinheiro Araújo Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.443

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem como estratégia inovadora para promover a conscientização ecológica no contexto da Educação Básica. Em um cenário marcado por crises ambientais, avanços tecnológicos e mudanças nos processos educativos, torna-se urgente repensar a função da escola como espaço de formação de sujeitos críticos, capazes de compreender e intervir nas problemáticas socioambientais do mundo contemporâneo. A partir de uma abordagem teórica e qualitativa, a pesquisa discute como o ensino de Geografia pode integrar recursos digitais com intencionalidade pedagógica, articulando o conteúdo escolar à vivência dos alunos e às realidades locais e globais. Ambientes virtuais como plataformas de aprendizagem, fóruns de debate, mapas interativos, blogs e jogos educativos permitem a construção de práticas colaborativas, investigativas e contextualizadas, que favorecem o desenvolvimento de uma postura ética, reflexiva e engajada frente às questões ambientais. Além disso, destaca-se a importância da formação continuada dos professores, do acesso equitativo às tecnologias e da construção de um projeto pedagógico que valorize a sustentabilidade e a justiça socioambiental. Conclui-se que os ambientes virtuais, quando utilizados de forma crítica e criativa, não apenas ampliam os espaços de aprendizagem, mas também fortalecem a educação ambiental como prática transversal e transformadora. A tecnologia, nesse sentido, deve ser compreendida não como um fim em si mesma, mas como ferramenta para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o cuidado com o planeta e com a coletividade.

Biografia do Autor

Kennya Alves Pinheiro Rocha, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Licenciatura em Geografia e Especialista em Psicopedagogia.

Emivaldo Montes Guimarães, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Licenciatura Plena História e Pós-graduado em Ensino de Filosofia e Sociologia.

Míria Rosa da Silva Oliveira, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Graduação Licenciatura Plena Geografia e Pós-Graduação em Formação Socioeconômica do Brasil

Maria Eterna Ribeiro de Melo, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Licenciatura em Geografia.

Kelly Alves Pinheiro Araújo, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Licenciatura em Letras e Pós-graduação em Planejamento.

Publicado

23-05-2025

Como Citar

Rocha, K. A. P., Guimarães, E. M., Oliveira, M. R. da S., Melo, M. E. R. de, & Araújo, K. A. P. (2025). A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL CRÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ilustração, 6(1), 171–182. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.443

Edição

Seção

Artigos Científicos