RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE REALIDADE AUMENTADA PARA ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DEOLINDA BARUFALDI, IJUÍ, RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.442Resumo
Resumo
Este artigo explora o uso inovador da realidade virtual (RV) no ensino de sólidos geométricos para alunos do ensino fundamental em Ijuí, RS, superando as limitações. Um experimento com RV e realidade aumentada (RA) foi realizado, embasado em teorias que valorizam a tecnologia na educação. A metodologia incluiu exploração física, uso de RA para planificação e imersão virtual para identificar formas. Os resultados indicaram maior engajamento, desenvolvimento do raciocínio e melhor compreensão dos conceitos geométricos. Conclui-se que a integração da RV com metodologias ativas torna os alunos protagonistas no aprendizado, facilitando a visualização e a compreensão, sem descartar as práticas convencionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carolina Brasil Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.