RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE REALIDADE AUMENTADA PARA ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DEOLINDA BARUFALDI, IJUÍ, RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Carolina Brasil Fonseca Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.442

Resumo

Resumo

Este artigo explora o uso inovador da realidade virtual (RV) no ensino de sólidos geométricos para alunos do ensino fundamental em Ijuí, RS, superando as limitações. Um experimento com RV e realidade aumentada (RA) foi realizado, embasado em teorias que valorizam a tecnologia na educação. A metodologia incluiu exploração física, uso de RA para planificação e imersão virtual para identificar formas. Os resultados indicaram maior engajamento, desenvolvimento do raciocínio e melhor compreensão dos conceitos geométricos. Conclui-se que a integração da RV com metodologias ativas torna os alunos protagonistas no aprendizado, facilitando a visualização e a compreensão, sem descartar as práticas convencionais.

Biografia do Autor

Carolina Brasil Fonseca, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas
Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco
Pós-graduanda em Tecnologias Aplicadas à Educação Presencial pela Universidade UniBF

Publicado

02-05-2025

Como Citar

Fonseca, C. B. (2025). RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE REALIDADE AUMENTADA PARA ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DEOLINDA BARUFALDI, IJUÍ, RIO GRANDE DO SUL. Revista Ilustração, 6(1), 153–159. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.442

Edição

Seção

Artigos Científicos