A CULTURA E AS VIVÊNCIAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

INVESTIGANDO E AMPLIANDO REPERTÓRIOS

Autores

  • Francieli Andreatta Brudna Secretaria Municipal de Educação de Ijuí e Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.
  • Fabiana Dieli Cassol Secretaria Municipal de Educação de Ijuí e Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.441

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência desenvolvido na Educação Infantil, com o objetivo de investigar e ampliar o repertório cultural das crianças por meio do contato com a cultura dos povos originários. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola urbana do Município de Ijuí, RS, com crianças do Pré I e Pré II. O projeto explorou vivências e práticas relacionadas à alimentação, aos brinquedos e brincadeiras, bem como ao plantio e cultivo de plantas medicinais. A metodologia adotada privilegiou a investigação ativa, permitindo que as crianças interagissem e ampliassem seus conhecimentos por meio da pesquisa, exploração e experiência. Os resultados indicam que a imersão em vivências culturais diversificadas contribui significativamente para o desenvolvimento social, cognitivo e emocional das crianças.

Biografia do Autor

Francieli Andreatta Brudna, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí e Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.

Graduada em Ciências Biológicas e Biologia, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e em Gestão Escolar. Professora da Rede Municipal de Ijuí e da Rede Estadual do Rio Grande do Sul.

Fabiana Dieli Cassol, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí e Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.

Graduada em Pedagogia e Pós-Graduada em coordenação pedagógica e em orientação educacional. Professora da Rede Municipal de Ijuí e da Rede Estadual do Rio Grande do Sul.

Publicado

01-05-2025

Como Citar

Brudna, F. A., & Cassol, F. D. (2025). A CULTURA E AS VIVÊNCIAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INVESTIGANDO E AMPLIANDO REPERTÓRIOS. Revista Ilustração, 6(1), 143–152. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.441

Edição

Seção

Artigos Científicos