A CULTURA E AS VIVÊNCIAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
INVESTIGANDO E AMPLIANDO REPERTÓRIOS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.441Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência desenvolvido na Educação Infantil, com o objetivo de investigar e ampliar o repertório cultural das crianças por meio do contato com a cultura dos povos originários. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola urbana do Município de Ijuí, RS, com crianças do Pré I e Pré II. O projeto explorou vivências e práticas relacionadas à alimentação, aos brinquedos e brincadeiras, bem como ao plantio e cultivo de plantas medicinais. A metodologia adotada privilegiou a investigação ativa, permitindo que as crianças interagissem e ampliassem seus conhecimentos por meio da pesquisa, exploração e experiência. Os resultados indicam que a imersão em vivências culturais diversificadas contribui significativamente para o desenvolvimento social, cognitivo e emocional das crianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francieli Andreatta Brudna, Fabiana Dieli Cassol

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.