MOTIVAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Jerusa Eleutério Cardoso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i10.440

Resumo

Em uma sociedade que produz, cada vez mais, informações para serem analisadas e consumidas diariamente pelos indivíduos — e que exige desses mesmos sujeitos a capacidade de desenvolver criticidade, autonomia e agilidade para transformar essas informações em conhecimento — o indivíduo passa a buscar diversas formas de aprendizagem. No caso de um ambiente virtual, é importante que esse espaço de ensino-aprendizagem possa ser motivador, de modo a auxiliar no processo de desenvolvimento da autonomia e na aquisição de conhecimento por parte do estudante. A motivação é algo fundamental para que o indivíduo se coloque em movimento no sentido de buscar a autorrealização e a concretização de seus próprios desejos e objetivos. Assim, a motivação inserida nas estratégias de ensino-aprendizagem dos ambientes virtuais também é essencial para contribuir com o desenvolvimento cognitivo, a aquisição de conhecimento e o auxílio aos estudantes no desenvolvimento de sua própria autonomia na aprendizagem. Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta que considera como as estratégias de motivação em ambientes online contribuem para a aprendizagem significativa dos estudantes, refletir sobre essa força motriz que muitas vezes tem suas fontes ocultas dentro de cada um, e desenvolver uma revisão de literatura a esse respeito, trazendo o conceito de motivação, conhecendo o ambiente virtual Moodle e como promover a motivação na educação a distância.

Biografia do Autor

Jerusa Eleutério Cardoso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Licenciatura Dupla Português Inglês pela Universidade Federal de Goiás. Especialização em Neuropedagogia Aplicada à Educação pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

15-11-2024

Como Citar

Cardoso, J. E. (2024). MOTIVAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Revista Ilustração, 5(10), 295–304. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i10.440

Edição

Seção

Artigos Científicos