O PROFESSOR E AS METODOLOGIAS ATIVAS: GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i3.439Resumo
Diante da sociedade tecnologia, não podemos mais pensar a educação nos velhos moldes, o professor precisa repensar sua prática educativa e trazer para ela as metodologias ativas, pois, ao fazer isso ele ir promover uma aprendizagem ativa e assumindo que o propósito essencial da educação que é de promover condições que capacite os seus alunos na tomada de consciência de sua própria construção de significados e saberes. Nesse sentido a utilização da gamificação, ou seja, dos jogos na educação vem a contribuir para alcançar a finalidade da educação, formar cidadãos atuantes, pensantes, colaborativos e participativos. Assim, esse estudo tem como objetivo analisar o papel do professor nesse novo modelo de ensinar por meio das metodologias ativas. Além de apresentar o perfil desse professor e o uso da gamificação na aprendizagem. Para tanto se valeu na pesquisa da metodologia de pesquisa é bibliográfica, com abordagem qualitativa, descritiva e análise em referenciais teóricos sobre o tema. Entre os temas abordados nesse estudo estão os conceito e características da gamificação na educação, bem como o perfil do professor da atualidade para trabalhar com as tecnologias e as metodologias ativas e quais os desafios enfrentados frente essa nova maneira de ensinar e de aprender. Como resultados os estudos apontam que ouso de estratégias envolvendo a gamificação, como a ferramenta na aprendizagem contribuiu para tornar as aulas mais lúdicas. Sem contar que os jogos atrelados a tecnologias são uma excelente estratégia pedagógica de apoio para o professor, nas etapas da aprendizagem. Mas, ainda muitos são os desafios enfrentados pelo professor entre eles de formação e capacitação para estar fazendo uso das mídias digitais e de estar incorporando metodologias ativas em sua prática pedagógica.
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