UNIVERSO ESCOLAR E OS ESTUDANTES NATIVOS DIGITAIS: ENCONTROS E DESENCONTROS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.437Resumo
O cotidiano educacional tem experienciado muitas mudanças devido às constantes inovações no campo da tecnologia, o que leva a ocorrer transformações e mudanças também no processo educativo. Nos dias atuais a escola tem convivido com uma geração de estudantes denominados “nativos digitais”. E, o professor precisou agregar as mídias no seu fazer pedagógico, buscando incorporar praticas educativas ativas, para gerar a esses estudantes motivação e interesse na aprendizagem. Vários estudos comprovam, que as tecnologias, principalmente as mídias digitais, abrem possibilidades nas interações e a interatividade entre os estudantes, com os professores e com o saber mediado pelas práticas inovadoras gerenciadas e mediadas pelo educador. Frente esse “novo” estudante a escola tem buscado promover e formar uma sociedade mais democrática e afetivamente integrada, bem como reconfigurar o processo de ensinar e aprender. Portanto esse estudo objetiva realizar uma breve discussão teórica sobre os encontros e desencontros vivenciados pelos professores e a geração nativa digital no contexto escolar. Dessa forma a metodologia de pesquisa é bibliográfica descritiva, tendo base de análise materiais teóricos que exploram esses temas tão atual e essências para os professores, que é a mediação do estudante com o conhecimento dos diferentes espaços e tempos, por meio das mídias tecnológicas. Conclui que as estratégias envolvendo plataformas digitais, metodologias ativas, geram a conectividade e contribuiu para tornar as aulas seja nos espaços formais ou informais de aprendizagem, mais dinâmicas, envolventes e atrativas para esse estudante da geração nativa digital.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elenice Maria Canello, Marciane Altenhofen

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.