A MAGIA DE LER E ESCREVER NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.433Resumo
O personagem principal do 1º ano do Ensino Fundamental é a criança, que, neste momento, está fazendo uma passagem para o “encantado” mundo das letras. Tudo gira em torno da aquisição da leitura e da escrita que é o marco fundamental do processo de desenvolvimento cognitivo escolar. Essa etapa é particularmente desafiadora, pois envolve múltiplos fatores que integram e impactam a aprendizagem. Por este motivo, faz-se necessário um trabalho sério e comprometido por parte dos educadores bem como uma pedagogia lúdica que já na acolhida das crianças provoque o protagonismo e o desejo de aprender. A entrada no Ensino Fundamental e as relações que ocorrem na escola são mais complexas e mais difíceis de serem compreendidas pela criança, pois para conviver no grande grupo precisa aprender a dividir o espaço e a atenção, compartilhar e lidar com as diferentes situações, principalmente posicionamentos distintos do seu. Neste sentido, um trabalho de socialização com o grupo, estabelecendo regras e combinados têm um significado muito especial, pois reforça a identidade de cada sujeito, oportuniza momentos de fala e expressão dos sentimentos. A escolha de métodos adequados, o respeito às fases de desenvolvimento e o apoio da família, são importantes para promover a aprendizagem da leitura e da escrita bem como a socialização no 1º ano do Ensino Fundamental. Sendo assim, este estudo investiga: Como os métodos de ensino contribuem para o sucesso da alfabetização no primeiro ano do Ensino Fundamental? Este artigo tem como objetivo refletir sobre a aquisição da leitura e escrita no primeiro ano, destacando a importância dos métodos de ensino; instigar a família a envolver-se com este processo; e destacar a importância das fases de desenvolvimento no processo de leitura.
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