ADAPTAÇÃO CURRICULAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Vera Lucia Martins Gramville Faculdade Venda Nova do Imigrante, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.432

Resumo

Este artigo aborda a importância da adaptação curricular como ferramenta essencial para promover a inclusão educacional de alunos com diferentes necessidades e habilidades. A adaptação curricular envolve ajustes no conteúdo, métodos de ensino, recursos pedagógicos e formas de avaliação, com o objetivo de garantir que todos os estudantes, independentemente de suas condições, possam participar ativamente do processo de aprendizagem. O texto discute as principais estratégias de adaptação, como o uso de tecnologias assistivas, a flexibilização de tempo e a modificação das atividades de acordo com as necessidades individuais. Além disso, destaca a importância da formação continuada dos educadores e do investimento em infraestrutura escolar para que as adaptações sejam eficazes. Por fim, o artigo enfatiza que a implementação de adaptações curriculares é fundamental na perspectiva da equidade na educação.

Publicado

27-03-2025

Como Citar

Gramville, V. L. M. (2025). ADAPTAÇÃO CURRICULAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Ilustração, 6(1), 111–122. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.432

Edição

Seção

Artigos Científicos