PRODUÇÃO DE FOLDERS EDUCATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM AULAS DE BIOLOGIA

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Átila de Souza Universidade da Integração das Américas, Paraguai
  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
  • Eliene Andrade Fagundes Faculdade Venda Nova do Imigrante, Brasil
  • Neuza Maria Guimarães Franco Camargo Faculdade Venda Nova do Imigrante, Brasil
  • Sandra de Oliveira Botelho Universidade do Estado do Amazonas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.430

Resumo

A educação em Biologia frequentemente enfrenta o desafio de tornar temas complexos acessíveis e atrativos para os alunos. Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a utilização de folders educativos como ferramenta pedagógica para a compreensão e disseminação de conhecimentos biológicos. A prática foi realizada com estudantes do ensino médio, que, em grupos, pesquisaram e sintetizaram informações sobre temas relevantes de biologia, como doenças infecciosas e conservação ambiental. Além de promover o aprendizado dos conteúdos, a atividade desenvolveu habilidades de comunicação científica e design gráfico. Os resultados indicaram que a metodologia contribui para a compreensão dos temas e engajamento dos estudantes, proporcionando-lhes uma visão prática de como a ciência pode ser divulgada para o público em geral.

Biografia do Autor

Átila de Souza, Universidade da Integração das Américas, Paraguai

Doutorando em Ciências da Educação na Universidade da Integração das Américas.

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco.

Eliene Andrade Fagundes, Faculdade Venda Nova do Imigrante, Brasil

Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. 

Neuza Maria Guimarães Franco Camargo, Faculdade Venda Nova do Imigrante, Brasil

Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Venda Nova do Imigrante.

Sandra de Oliveira Botelho, Universidade do Estado do Amazonas, Brasil

Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas.

Publicado

27-03-2025

Como Citar

Souza, Átila de, Malta, D. P. de L. N., Fagundes, E. A., Camargo, N. M. G. F., & Botelho, S. de O. (2025). PRODUÇÃO DE FOLDERS EDUCATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM AULAS DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ilustração, 6(1), 79–86. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.430

Edição

Seção

Artigos Científicos