PEDAGOGIA NEUROLÓGICA

A LUDICIDADE COMO ELEMENTO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGENS NA SALA DE AULA

Autores

  • Carlos Alexandre Firme de Oliveira Universidad del Sol, Asunción, Paraguai
  • Iris Neles Silva Universidad del Sol, Asunción, Paraguai
  • Erika Janaína Santiago Moreira Freire Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil
  • Luiz de Oliveira Fernandes Universidad del Sol, Asunción, Paraguai
  • Vânia Duarte da Silva Universidad del Sol, Asunción, Paraguai
  • Mariluce dos Santos Souza Universidad del Sol, Asunción, Paraguai
  • Maria Antônia de Souza Pantoja Cavalcante Centro Universitário FAEL, Brasil
  • Claudianeide do Nascimento Guerra Universidad del Sol, Asunción, Paraguai
  • Adriana Câmara de Brito Universidad del Sol, Asunción, Paraguai
  • Rivaldo Fernandes Pereira Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.427

Resumo

Em síntese traçamos uma linha de definição sobre a temática em afirmar que a pedagogia neurológica, a ludicidade formam um conglomerado de elementos substancial no que se refere ao desenvolvimento das competências inerentes a neurociência que traz contribuições a esfera educativa, por nos auxiliar com tendências estudadas nos centros universitários e, porque não dizer dentro das instituições de ensino na prática cotidiana, enfrentamos dificuldades de aprendizagem dentro de sala de aula, dificulta-se mediar ações metodológicas que tenham sucesso as demandas sociais, emocionais, econômicas, familiares e psíquicas extrapolam a competência pedagógica. Assim, aparece as metodologias ativas, a neuroeducação, a ludicidade, a cultura popular, a música para ser um suporte a caminharmos nessa vertente, embasando-se naquilo que é de seu real interesse, possibilitando chances, maior de desenvolver um trabalho que seja o esperado em atingir os propósitos almejados. Com objetivo de propiciar um estudo que venha trazer contribuições às práticas pedagógicas, norteando-se na neurociência, no lúdico, nas metodologias ativas, focando conhecimento. Metodologicamente, usou estudo de caso, revisão bibliográfica e uma intervenção descritiva, apontando na realidade algumas formas de uso da ludicidade e neuroeducação. O resultado dessa ação satisfaz por razões evidentes em perceber que a metodologia utilizada é satisfatória ao ver os discentes movimentarem-se, brincar, desenvolver-se e produzir saberes múltiplos de modo afetivo, lúdico e neuroeducativo em pensar para fazer e desenvolver estratégias para resolução de problemas.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Firme de Oliveira, Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Iris Neles Silva, Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Erika Janaína Santiago Moreira Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Luiz de Oliveira Fernandes, Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Vânia Duarte da Silva, Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Mariluce dos Santos Souza, Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Maria Antônia de Souza Pantoja Cavalcante, Centro Universitário FAEL, Brasil

Centro Universitário FAEL, Brasil

Claudianeide do Nascimento Guerra, Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Adriana Câmara de Brito, Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Rivaldo Fernandes Pereira, Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Publicado

22-01-2025

Como Citar

Oliveira, C. A. F. de, Silva, I. N., Freire, E. J. S. M., Fernandes, L. de O., Silva, V. D. da, Souza, M. dos S., Cavalcante, M. A. de S. P., Guerra, C. do N., Brito, A. C. de, & Pereira, R. F. (2025). PEDAGOGIA NEUROLÓGICA: A LUDICIDADE COMO ELEMENTO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGENS NA SALA DE AULA. Revista Ilustração, 6(1), 13–26. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.427

Edição

Seção

Artigos Científicos