UM ESTUDO ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NAS AULAS DE LINGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO REGULAR

Autores

  • Vania Gomes de Souza Universidad del Sol, Asunción, Paraguai
  • Dayvison Bandeira de Moura Universidad del Sol, Asunción, Paraguai
  • Marcelo Máximo Purificação Centro Universitário de Mineiros, Mineiros, GO, Brasil
  • Nedilson José Gomes de Melo Universidad del Sol, Asunción, Paraguai
  • Alessandra Barboza Barros Almeida Must University, Estados Unidos
  • Aldeni Barbosa da Silva Instituto Federal da Paraíba, Esperança, PB, Brasil
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Instituto Federal da Paraíba, Esperança, PB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.426

Resumo

A inclusão de alunos com necessidades específicas nas aulas de Língua Inglesa tem ganhado destaque no Brasil, impulsionada por políticas que visam assegurar o direito à educação de qualidade para todos. Essa abordagem, que respeita a diversidade e adapta as práticas pedagógicas, é fundamental para promover tanto o aprendizado da língua quanto a socialização e autoexpressão dos alunos. O objetivo deste estudo é investigar e analisar as práticas pedagógicas utilizadas para a inclusão de alunos com necessidades específicas nas aulas de Língua Inglesa na educação regular, identificando estratégias eficazes e desafios enfrentados pelos educadores. A metodologia deste estudo fundamenta-se em uma revisão bibliográfica. Este tipo de pesquisa envolve a análise de publicações acadêmicas, artigos científicos e livros que discutem a inserção da língua inglesa no contexto do ensino brasileiro. Por fim, a inclusão de alunos com necessidades específicas nas aulas de língua inglesa é um desafio que requer compromisso, criatividade e colaboração de todos os envolvidos. Ao abraçar a diversidade, estamos não apenas preparando nossos alunos para o aprendizado de uma nova língua, mas também formando cidadãos empáticos e conscientes, prontos para contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. O caminho para a inclusão é contínuo e exige esforços constantes, mas os benefícios resultantes tornam essa jornada não apenas necessária, mas profundamente gratificante.

Biografia do Autor

Vania Gomes de Souza, Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Dayvison Bandeira de Moura, Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Marcelo Máximo Purificação, Centro Universitário de Mineiros, Mineiros, GO, Brasil

Centro Universitário de Mineiros, Mineiros, GO, Brasil

Nedilson José Gomes de Melo, Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Alessandra Barboza Barros Almeida, Must University, Estados Unidos

Must University, Estados Unidos

Aldeni Barbosa da Silva, Instituto Federal da Paraíba, Esperança, PB, Brasil

Instituto Federal da Paraíba, Esperança, Brasil

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Instituto Federal da Paraíba, Esperança, PB, Brasil

Instituto Federal da Paraíba, Esperança, PB, Brasil

Publicado

22-01-2025

Como Citar

Souza, V. G. de, Moura, D. B. de, Purificação, M. M., Melo, N. J. G. de, Almeida, A. B. B., Silva, A. B. da, & Guerra, A. de L. e R. (2025). UM ESTUDO ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NAS AULAS DE LINGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO REGULAR. Revista Ilustração, 6(1), 3–11. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.426

Edição

Seção

Artigos Científicos