CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO

UM LETRAMENTO SOBRE ALGUNS TRABALHOS

Autores

  • Rozilene Pereira Costa Morais Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.423

Resumo

Este artigo é um recorte de minha dissertação “Projetos de vida: uma análise pedagógica através da revisão sistemática da literatura” em desenvolvimento, especificamente do capitulo 2 onde é feito uma análise dos textos bibliográficos e documentais. O artigo analisa um subgrupo de 13 documentos de um universo de 40 que recorrerem em sua argumentação a dados puramente bibliográficos perguntando os conceitos de os conceitos de dialética, ideologia (processos de produção e gerenciamento governamental), caracterizam estas análises. Como metodologia foi usado a abordagem da análise de conteúdo, seguindo os princípios da pesquisa científica e definida pelo acesso as bases de dados eletrônicos específicos a saber: Scielo, Google Scholar, PUBMED, além dos seguintes documentos: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Programa Novo Ensino Médio: Materiais do MEC sobre o Projeto de Vida: Artigos e livros sobre a metodologia "Projeto de Vida". A pesquisa evidencia a importância desses projetos para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, mas também aponta limitações nas pesquisas existentes, como a falta de consideração de fatores contextuais e a utilização de perspectivas teóricas restritas. A autora defende a necessidade de uma abordagem mais crítica e interdisciplinar, que leve em conta as diversas influências sociais e políticas que moldam a implementação dos projetos de vida.

Biografia do Autor

Rozilene Pereira Costa Morais, Universidad del Sol, Asunción, Paraguai

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad del Sol (UNADES).

Publicado

31-01-2025

Como Citar

Morais, R. P. C. (2025). CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO: UM LETRAMENTO SOBRE ALGUNS TRABALHOS. Revista Ilustração, 6(1), 37–53. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.423

Edição

Seção

Artigos Científicos