CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO
UM LETRAMENTO SOBRE ALGUNS TRABALHOS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.423Resumo
Este artigo é um recorte de minha dissertação “Projetos de vida: uma análise pedagógica através da revisão sistemática da literatura” em desenvolvimento, especificamente do capitulo 2 onde é feito uma análise dos textos bibliográficos e documentais. O artigo analisa um subgrupo de 13 documentos de um universo de 40 que recorrerem em sua argumentação a dados puramente bibliográficos perguntando os conceitos de os conceitos de dialética, ideologia (processos de produção e gerenciamento governamental), caracterizam estas análises. Como metodologia foi usado a abordagem da análise de conteúdo, seguindo os princípios da pesquisa científica e definida pelo acesso as bases de dados eletrônicos específicos a saber: Scielo, Google Scholar, PUBMED, além dos seguintes documentos: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Programa Novo Ensino Médio: Materiais do MEC sobre o Projeto de Vida: Artigos e livros sobre a metodologia "Projeto de Vida". A pesquisa evidencia a importância desses projetos para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, mas também aponta limitações nas pesquisas existentes, como a falta de consideração de fatores contextuais e a utilização de perspectivas teóricas restritas. A autora defende a necessidade de uma abordagem mais crítica e interdisciplinar, que leve em conta as diversas influências sociais e políticas que moldam a implementação dos projetos de vida.
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