O PAPEL DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO DO DESIGN INSTRUCIONAL

Autores

  • Aline Esprendor Must University, Estados Unidos
  • Ana Carolina Rodrigues da Luz Eccel Must University, Estados Unidos
  • Átila de Souza Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay
  • Daiane de Lourdes Alves Universidade do Estado de Mato Grosso, MT, Brasil
  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.366

Resumo

Este artigo investigou o papel do Design Instrucional (DI) na integração de tecnologias educacionais para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem. O estudo focou na exploração de como o DI pode ser empregado para desenvolver experiências de aprendizagem eficazes e significativas, adaptadas às necessidades dos alunos contemporâneos. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, conforme orientações de Amaral (2007), envolvendo a seleção e análise crítica de literatura relevante, o que permitiu um entendimento profundo das práticas e impactos do DI no ambiente educacional. Diversas fontes foram consultadas, incluindo trabalhos de autores significativos como Filatro (2008), e Castro e Mill (2018), que contribuíram com perspectivas sobre as práticas educacionais e tecnológicas integradas ao DI. O estudo foi estruturado em várias seções, destacando os fundamentos teóricos e práticos do DI, a importância das tecnologias educacionais na criação de ambientes de aprendizagem dinâmicos e acessíveis, e os desafios éticos associados à implementação tecnológica no ensino. Os resultados indicaram que, com uma integração cuidadosa de ferramentas tecnológicas, o DI pode efetivamente melhorar a qualidade da educação, aumentando o engajamento e a motivação dos alunos. Em conclusão, o artigo reforçou a necessidade de continuar explorando e desenvolvendo o DI em conjunto com avanços tecnológicos para atender às demandas educacionais emergentes.

Biografia do Autor

Aline Esprendor, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Ana Carolina Rodrigues da Luz Eccel, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Átila de Souza, Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação na Universidade da Integração das Américas.

Daiane de Lourdes Alves, Universidade do Estado de Mato Grosso, MT, Brasil

Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional pela Universidade do Estado de Mato Grosso. 

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

18-08-2024

Como Citar

Esprendor, A., Eccel, A. C. R. da L., Souza, Átila de, Alves, D. de L., & Malta, D. P. de L. N. (2024). O PAPEL DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO DO DESIGN INSTRUCIONAL. Revista Ilustração, 5(8), 75–85. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.366

Edição

Seção

Artigos Científicos