DIFERENTES CONCEITOS E PENSAMENTOS NO ENTENDIMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores

  • Mackson Azevedo Mafra Universidad de lá Integración de Las Américas, Asunción, Paraguai
  • Alessandra Barboza Barros Almeida Must University, Estados Unidos
  • Fernanda Hungaro Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
  • Guelly Urzêda de Mello Rezende Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay
  • Magno Antonio Cardozo Caiado Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.333

Resumo

Esta investigação apresenta um estudo sobre a avaliação a partir dos diferentes pensamentos de teóricos, bem com dá experiencia profissional adquirida pelos professores em pleno gozo de suas trajetórias pedagógicas. Para a elaboração desta pesquisa foi adotada a abordagem quantitativa tendo com enfoque a pesquisa exploratória descritiva, pois está foi uma forma de estudo apropriada que permitiu a compreensão e interpretação de algumas questões educacionais envolvendo a avaliação da aprendizagem no ambiente escolar. A avaliação é um tema presente e que ainda precisa ser bastante discutido, pois não existe um modelo pronto e acabado a ser seguido pelos docentes. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa aborda os desafios e as possibilidades da avaliação, onde se buscou conhecer os diferentes conceitos e pensamentos que permeiam o entendimento da temática abordada. Neste trabalho, percebeu-se a necessidade de tornar abrangente a discussão acerca da avaliação escolar, haja vista que seu uso pode contribuir de forma significativa para a melhoria da aprendizagem, tendo em vista o acompanhamento contínuo de todo o processo do conhecimento do aluno, além da colaboração nos planejamentos pedagógicos e institucionais condizentes com a realidade e a necessidade dos estudantes.

Biografia do Autor

Mackson Azevedo Mafra, Universidad de lá Integración de Las Américas, Asunción, Paraguai

Doutor em Ciência da Educação pela Universidad de lá Integración de Las Américas. UNIDA-PY.

Alessandra Barboza Barros Almeida, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Fernanda Hungaro, Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico

Maestria en Educación con Especialidad en Educación Superior pela Universidad Internacional Iberoamericana - UNIB.

Guelly Urzêda de Mello Rezende, Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Administração pela Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA).

Magno Antonio Cardozo Caiado, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Publicado

13-06-2024

Como Citar

Mafra, M. A., Almeida, A. B. B., Hungaro, F., Rezende, G. U. de M., & Caiado, M. A. C. (2024). DIFERENTES CONCEITOS E PENSAMENTOS NO ENTENDIMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Revista Ilustração, 5(5), 89–100. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.333

Edição

Seção

Artigos Científicos