DISCUTINDO O APROVEITAMENTO DA IA NO ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva Must University, Estados Unidos
  • Alcicleide Maria Santana de Jesus Must University, Estados Unidos
  • Ana Maria de Oliveira Souza Universidade do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil
  • Franciene Pereira das Chagas Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil
  • Marina Rolim Aragão Universidade do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.322

Resumo

É evidente que o tempo passou muito rápido e, com ele, surgiram mudanças para o momento atual, as quais têm se tornado relevantes e exigido que a sociedade se conecte a elas para melhor lidar com as situações do cotidiano. Por outro lado, acredita-se que a chegada da Tecnologia, especialmente quando faz uso da Inteligência artificial (IA), possibilita inúmeras oportunidades de aprendizagem, uma vez que ela auxilia significativamente nas diversas áreas, especialmente no sistema educacional EaD. Com certeza, os docentes de épocas anteriores jamais imaginariam que a Tecnologia pudesse chegar tão longe, mas a verdade é que foram surpreendidos com o seu avanço repentino e hoje precisam se adequar as oportunidades que ela oferece, tencionando se aproximar cada vez mais dos educandos e promover um ensino de qualidade e mais dinâmico. Pensando nisso, com esse trabalho buscou-se realizar uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico mediante conceitos de autores renomados na literatura em questão, com o propósito de trazer à tona debates e discussões a respeito da relevância dos mecanismos tecnológicos no processo educacional, mais precisamente, do aproveitamento da IA e dos Chatbots educacionais em cursos de EaD.

Biografia do Autor

Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Alcicleide Maria Santana de Jesus, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Ana Maria de Oliveira Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil

Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Franciene Pereira das Chagas Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil

Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). 

Marina Rolim Aragão, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil

Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). 

Publicado

23-05-2024

Como Citar

Vilalva, E. A. de M. M., Jesus, A. M. S. de, Souza, A. M. de O., Oliveira, F. P. das C., & Aragão, M. R. (2024). DISCUTINDO O APROVEITAMENTO DA IA NO ENSINO A DISTÂNCIA. Revista Ilustração, 5(4), 191–197. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.322

Edição

Seção

Artigos Científicos