PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA SOBRE MULTILETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

O BOOK TRAILER CHEGA À ESCOLA ENTRE CENAS COMO PRÁTICAS SOCIAIS

Autores

  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
  • Gêneses Soares Pereira Must University, Estados Unidos
  • José Roberto Moreira de Barros Universidade Paulista, São Paulo, SP, Brasil
  • Karine do Nascimento Araújo Universidade do Estado do Amazonas, AM, Brasil
  • Yara Kirya Brum Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.321

Resumo

Vivemos em um mundo em constante mutação que promove e desafia a sociedade a mudanças rápidas. O fenômeno da globalização implica em alterações sociais e culturais que impactam os ambientes educativos e os métodos pedagógicos. Com o intuito de propor práticas de leitura e escrita que atenda aos pressupostos especialmente relacionados aos multiletramentos e ao ensino em turma dos anos finais do Ensino Fundamental ancoradas aos contextos globais, foi concebida a elaboração de uma proposta didático-pedagógica a partir do gênero book trailer. Esta sequência busca envolver os estudantes da educação básica partindo do mote “palavramundo” de situações de aprendizagem com o alcance dos letramentos a outras linguagens cujos sentidos são construídos socialmente. Assim, o sujeito possa ir ao encontro dos multiletramentos na produção escrita: eu-mundo, eu-palavra, corpo-palavra, palavra-mundo. A elaboração desse projeto de texto traz benefícios tanto para o desenvolvimento de competências e habilidades da BNCC (2018) e do Currículo de Pernambuco (2019) com sentido para o estudante na sua formação sócio-cognitivo-cultural, enriquecendo os debates necessários para o trabalho com a escrita ancorada nas práticas de leitura, como o uso de tecnologias no ensino de língua portuguesa, o trabalho com diferentes tipos de textos (impressos, digitais e multissemióticos) e as novas técnicas e habilidades exigidas aos estudantes na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco.

Gêneses Soares Pereira, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

José Roberto Moreira de Barros, Universidade Paulista, São Paulo, SP, Brasil

Especialista em Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios pela Universidade Paulista.

Karine do Nascimento Araújo, Universidade do Estado do Amazonas, AM, Brasil

Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado do Amazonas.

Yara Kirya Brum, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

23-05-2024

Como Citar

Malta, D. P. de L. N., Pereira, G. S., Barros, J. R. M. de, Araújo, K. do N., & Brum, Y. K. (2024). PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA SOBRE MULTILETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O BOOK TRAILER CHEGA À ESCOLA ENTRE CENAS COMO PRÁTICAS SOCIAIS. Revista Ilustração, 5(4), 173–189. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.321

Edição

Seção

Artigos Científicos