PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA SOBRE MULTILETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
O BOOK TRAILER CHEGA À ESCOLA ENTRE CENAS COMO PRÁTICAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.321Resumo
Vivemos em um mundo em constante mutação que promove e desafia a sociedade a mudanças rápidas. O fenômeno da globalização implica em alterações sociais e culturais que impactam os ambientes educativos e os métodos pedagógicos. Com o intuito de propor práticas de leitura e escrita que atenda aos pressupostos especialmente relacionados aos multiletramentos e ao ensino em turma dos anos finais do Ensino Fundamental ancoradas aos contextos globais, foi concebida a elaboração de uma proposta didático-pedagógica a partir do gênero book trailer. Esta sequência busca envolver os estudantes da educação básica partindo do mote “palavramundo” de situações de aprendizagem com o alcance dos letramentos a outras linguagens cujos sentidos são construídos socialmente. Assim, o sujeito possa ir ao encontro dos multiletramentos na produção escrita: eu-mundo, eu-palavra, corpo-palavra, palavra-mundo. A elaboração desse projeto de texto traz benefícios tanto para o desenvolvimento de competências e habilidades da BNCC (2018) e do Currículo de Pernambuco (2019) com sentido para o estudante na sua formação sócio-cognitivo-cultural, enriquecendo os debates necessários para o trabalho com a escrita ancorada nas práticas de leitura, como o uso de tecnologias no ensino de língua portuguesa, o trabalho com diferentes tipos de textos (impressos, digitais e multissemióticos) e as novas técnicas e habilidades exigidas aos estudantes na contemporaneidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Gêneses Soares Pereira, José Roberto Moreira de Barros, Karine do Nascimento Araújo, Yara Kirya Brum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.