EXPLORANDO O POTENCIAL EDUCACIONAL DO GCOMPRIS COMO FERRAMENTA INOVADORA
USO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL MULTIMÍDIA
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.320Resumo
Este artigo aborda a aplicação do software educacional GCompris como uma ferramenta multimídia de natureza pedagógica direcionada a estudantes do 2.º ano do Ensino Fundamental I. O GCompris é um software educativo de acesso gratuito e compatível com múltiplas plataformas, proporcionando um extenso catálogo de mais de 100 atividades concebidas para crianças com idades compreendidas entre dois e dez anos. Estas atividades interativas abrangem diversos domínios educacionais com o propósito de otimizar o processo de aprendizagem em crianças dessa faixa etária. No presente estudo, investigamos os benefícios decorrentes da integração do GCompris em ambientes de ensino, avaliando seu impacto no engajamento dos alunos e no aprimoramento de competências essenciais. As atividades disponibilizadas pelo GCompris se destacaram por sua natureza lúdica e interativa, contribuindo significativamente para estimular a motivação e o envolvimento dos alunos. Adicionalmente, algumas dessas tarefas se revelaram desafiadoras, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e enriquecendo a experiência de aprendizado dos estudantes. Uma revisão da literatura revela que o GCompris pode ser considerado uma valiosa ferramenta de apoio ao ensino para estudantes do 2.º ano do Ensino Fundamental. Este programa demonstra potencial para enriquecer o aprendizado em diversos campos do conhecimento, abrangendo áreas como matemática, língua portuguesa, ciências e habilidades cognitivas.
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