ALGUMAS NOTAS PEDAGÓGICAS SOBRE AS PERSPECTIVAS E OS DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
  • Aline Esprendor Must University, Estados Unidos
  • Ana Carolina Rodrigues da Luz Must University, Estados Unidos
  • Átila de Souza Universidade da Integração das Américas, Asunción, Paraguay
  • Daiane de Lourdes Alves Universidade do Estado de Mato Grosso, MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.319

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo tratar de algumas dificuldades vivenciadas por professores e alunos no decorrer do processo do ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Refere-se a um estudo bibliográfico sobre o assunto, tendo como contribuição de trabalhos referentes à formação de professores de línguas, tal como estudos recentes na área de linguística aplicada ao ensino e aprendizagem de línguas.  Os estudos mostram que as mudanças da Era chamada pós-moderna, no âmbito da sociedade globalizada impulsiona as mudanças ocorridas e os desafios enfrentados pelos professores e alunos. Perante essa realidade, compreendemos que a formação docente é um contínuo processo de transformação, que nunca deverá vangloria-se de se declarar concluído, visto que o mundo está em um continuado processo de mudança. Desse modo, a constante busca por meios e artifícios eficazes para resolver os obstáculos faz com que o docente seja motivado a buscar sempre o desenvolvimento profissional, de modo a assegurar a aprendizagem de seu aluno.

Biografia do Autor

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco.

Aline Esprendor, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Ana Carolina Rodrigues da Luz, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Átila de Souza, Universidade da Integração das Américas, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação na Universidade da Integração das Américas.

Daiane de Lourdes Alves, Universidade do Estado de Mato Grosso, MT, Brasil

Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

Publicado

23-05-2024

Como Citar

Malta, D. P. de L. N., Esprendor, A., Luz, A. C. R. da, Souza, Átila de, & Alves, D. de L. (2024). ALGUMAS NOTAS PEDAGÓGICAS SOBRE AS PERSPECTIVAS E OS DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA. Revista Ilustração, 5(4), 145–161. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.319

Edição

Seção

Artigos Científicos