APRENDIZAGEM COLABORATIVA, DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS DOCENTES

Autores

  • Marta Cristiane Kraemer Zatti Must University, Estados Unidos
  • Adriana da Conceição Tesch Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
  • Dirceu da Silva Must University, Estados Unidos
  • Ítalo Martins Lôbo Must University, Estados Unidos
  • Patrícia Alves Ferreira Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.317

Resumo

O professor faz uso de vários instrumentos existentes, para auxiliar na elaboração do seu planejamento didático que vai desde a estruturação, a organização, a definição de objetivos instrucionais, até a escolha de instrumentos de avaliação, aliados com as tecnologias. A Aprendizagem Colaborativa é uma das metodologias ativas de ensino com a intencionalidade de auxiliar o professor a identificar quais os objetivos que estão relacionados ao desenvolvimento da cognição do aluno. Gerando assim, a aquisição e consolidação do conhecimento, competência e atitudes pelos mesmos. Portanto o objetivo desse estudo foi apresentar e tecer considerações sobre a Aprendizagem Colaborativa e quais os desafios enfrentados pelos professores em sala de aula, ao fazer uso dessa metodologia ativa. A metodologia de pesquisa é baseada em referenciais teóricos com viés descritivos dos achados. Conclui-se que a Aprendizagem Colaborativa, passa a ser um instrumento importante no processo de ensino é eficaz em gerar aprendizagens, nas mais variadas disciplinas com seus múltiplos conteúdo. Além de ser possível trabalhar na maioria do diversos didáticos. Onde o professor definirá objetivos de aprendizagem, por meio dessa estrutura conceitual, na direção do entendimento dos alunos dos conteúdos e temas propostos gerando o desenvolvimento de um conjunto de habilidades em todas as etapas da aprendizagem. Mas, o professor precisa ter domínio de como explorar a Aprendizagem Colaborativa em suas aulas para que ocorra a aprendizagem significativa nos alunos, e esse ainda é um desafio por ele enfrentado.

Biografia do Autor

Marta Cristiane Kraemer Zatti, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Adriana da Conceição Tesch, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Mestra em Educação em Ciências e Matemática - EDUCIMAT - Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). 

Dirceu da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Ítalo Martins Lôbo, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST). 

Patrícia Alves Ferreira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Publicado

23-05-2024

Como Citar

Zatti, M. C. K., Tesch, A. da C., Silva, D. da, Lôbo, Ítalo M., & Ferreira, P. A. (2024). APRENDIZAGEM COLABORATIVA, DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS DOCENTES. Revista Ilustração, 5(4), 125–132. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.317

Edição

Seção

Artigos Científicos