O USO DA METODOLOGIA ATIVA SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESAFIOS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.314Resumo
Neste trabalho busca-se demonstrar, de forma reflexiva, através de percursos investigativos de pesquisa bibliográfica, uma perspectiva analítica a respeito da integralização do uso de Metodologias Ativas, a saber, a Sala de Aula Invertida ou Flipped Classroom, bem como sua utilização prática na Educação Básica. Os procedimentos que integram a utilização de tecnologias educacionais digitais à prática docente e os percalços que estão atrelados à viabilidade de uso no contexto do processo de ensino – aprendizagem em instituição de Ensino Básico; comentando os desafios que a educação enfrenta no que diz respeito à implantação de metodologias ativas. A pesquisa foi direcionada por questionamentos relacionados a dificuldade docente em fazer uso das metodologias ativas, notadamente a sala de aula invertida, e sua implantação efetiva no currículo da Educação Básica. Além disso, buscou-se evidenciar problemáticas relacionadas ao uso da metodologia educacional por parte dos professores. A presente pesquisa foi desenvolvida por meio de estudos relacionados à formação de professores no tocante ao uso da Metodologia Ativa denominada Sala de Aula Invertida no processo de ensino – aprendizagem; inserção docente nas práticas pedagógicas para a educação integrada às metodologias ativas em uma instituição. Os procedimentos são uma inovação na Educação. No entanto, torna-se evidente a necessidade de ampliação de investimentos não apenas em formação inicial e continuada dos docentes, mas também, em equipamentos que viabilizem a utilização das ferramentas tecnológicas e infraestruturas adequadas a manutenção do uso eficiente e eficaz dos aparatos tecnológicos, mormente na perspectiva do Ensino Básico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Raquel Alves Barbosa, Antonio Epitácio Soares de Macêdo, Camila Aparecida Santi Ramos, Elisângela Tavares da Silva Barros, Magali Maristela Graffunder
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.