O VALOR DO DESIGN INSTRUCIONAL NA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Joberto da Silva Pessanha Junior Christian Business School, Estados Unidos
  • Claudia Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Jessé Marques Lima Costa Universidad Leonardo Da Vinci, Paraguai
  • Jordana Romero Silva Must University, Estados Unidos
  • Julimeure Silva de Brito Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.306

Resumo

Design Instrucional é a espinha dorsal da EAD. Ele transforma a educação a distância de uma simples transmissão de informações para uma experiência de aprendizado rica e envolvente. Portanto, à medida que a EAD continua a crescer, o papel do Design Instrucional se tornará cada vez mais importante, sendo assim, este artigo propõe uma análise da contribuição do design instrucional para a qualidade e a credibilidade dos cursos de Educação a Distância (EAD). Através de uma pesquisa bibliográfica, o estudo explora a temática sob a luz dos trabalhos de Garcia (1995) e Severo (2017), além de documentos fundamentais como a Base Nacional Comum Curricular (2018) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). O foco central é destacar como um bom design instrucional, que garante o planejamento, implementação e avaliação eficazes dos cursos, pode levar a resultados de aprendizagem efetivos. Este trabalho visa, portanto, reforçar a importância do design instrucional na construção de uma EAD de qualidade e confiável.

Biografia do Autor

Joberto da Silva Pessanha Junior, Christian Business School, Estados Unidos

Mestrando em Ciências da Educação pela Christian Business School.

Claudia Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Jessé Marques Lima Costa, Universidad Leonardo Da Vinci, Paraguai

Doutorando em Educação pela Universidad Leonardo Da Vinci.

Jordana Romero Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Julimeure Silva de Brito, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

23-05-2024

Como Citar

Pessanha Junior, J. da S., Ribeiro, C., Costa, J. M. L., Silva, J. R., & Brito, J. S. de. (2024). O VALOR DO DESIGN INSTRUCIONAL NA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Ilustração, 5(4), 11–16. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.306

Edição

Seção

Artigos Científicos