SINERGIA NA EDUCAÇÃO
INTEGRANDO TECNOLOGIA, METODOLOGIAS INOVADORAS E CURRÍCULO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.305Resumo
Este estudo aborda a integração entre tecnologia, metodologias inovadoras, currículo e interatividade como estratégia para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Diante da rápida evolução tecnológica e das exigências de um mercado de trabalho em transformação, o sistema educacional enfrenta o desafio de desenvolver competências críticas nos alunos, como o pensamento crítico, a solução de problemas e a inovação. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi analisar como a sinergia entre os elementos mencionados contribui para uma aprendizagem mais significativa e engajadora. A metodologia adotada centrou-se na revisão bibliográfica de literatura pertinente e na análise de práticas educacionais que exemplificassem a aplicação bem-sucedida desses elementos integrados. Os resultados demonstraram a importância da tecnologia como recurso didático, das metodologias ativas para a autonomia do aluno e da flexibilidade curricular para a incorporação de inovações. As considerações finais enfatizam a necessidade de formação continuada de professores, adaptação institucional para inovação e pesquisa contínua para enfrentar os desafios da educação contemporânea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lindoracy Almeida Santos, Fernanda da Cruz Lameira, Glyciane Vieira da Silva, Madson Cantuário de Assunção, Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.