SINERGIA NA EDUCAÇÃO

INTEGRANDO TECNOLOGIA, METODOLOGIAS INOVADORAS E CURRÍCULO

Autores

  • Lindoracy Almeida Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Fernanda da Cruz Lameira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Glyciane Vieira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Madson Cantuário de Assunção Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.305

Resumo

Este estudo aborda a integração entre tecnologia, metodologias inovadoras, currículo e interatividade como estratégia para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Diante da rápida evolução tecnológica e das exigências de um mercado de trabalho em transformação, o sistema educacional enfrenta o desafio de desenvolver competências críticas nos alunos, como o pensamento crítico, a solução de problemas e a inovação. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi analisar como a sinergia entre os elementos mencionados contribui para uma aprendizagem mais significativa e engajadora. A metodologia adotada centrou-se na revisão bibliográfica de literatura pertinente e na análise de práticas educacionais que exemplificassem a aplicação bem-sucedida desses elementos integrados. Os resultados demonstraram a importância da tecnologia como recurso didático, das metodologias ativas para a autonomia do aluno e da flexibilidade curricular para a incorporação de inovações. As considerações finais enfatizam a necessidade de formação continuada de professores, adaptação institucional para inovação e pesquisa contínua para enfrentar os desafios da educação contemporânea.

Biografia do Autor

Lindoracy Almeida Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Fernanda da Cruz Lameira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Glyciane Vieira da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Madson Cantuário de Assunção, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Publicado

23-05-2024

Como Citar

Santos, L. A., Lameira, F. da C., Silva, G. V. da, Assunção, M. C. de, & Santos, S. M. A. V. (2024). SINERGIA NA EDUCAÇÃO: INTEGRANDO TECNOLOGIA, METODOLOGIAS INOVADORAS E CURRÍCULO. Revista Ilustração, 5(4), 3–10. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i4.305

Edição

Seção

Artigos Científicos