TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO

PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Adriana de Sousa Maranhão Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.303

Resumo

O presente paper foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas, nas quais foram consultados os materiais de estudo da disciplina vigente “Computer-Based Technology in Classroom”, disponibilizados pela Must University, bem como escritos de Munhoz (2019) em “Aprendizagem Ativa via Tecnologias”, de Saviani (1991) em “Escola e Democracia”, e Veiga (1998), em “Projeto Político-Pedagógico da escola: uma Construção Coletiva”. O objetivo deste trabalho foi refletir sobre como a sociedade está em constante processo de transformação, devido aos interesses econômicos e políticos diversificados que permeiam cada época vivenciada. Esses interesses são fatores norteadoras nas mudanças sociais, responsáveis pelas alterações no modo de pensar e agir das pessoas, incidindo diretamente nas instituições e, com maior abrangência, nas instituições escolares, a fim de atender às demandas de cada época. O estudo analisa como na atualidade, a influência da tecnologia da informação, tem modificado os currículos escolares e ainda como o professor deve se posicionar diante dessa era tecnológica. Isso implica na apropriação do saber para trabalhar com a diversidade metodológica existente em sua rotina diária, utilizando-a como aliada, e incumbindo-se também na responsabilidade de orientar seus alunos a se tornarem verdadeiros cidadãos digitais, conscientes de suas ações nas interações online.

Biografia do Autor

Adriana de Sousa Maranhão, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Graduada em Pedagogia. Especialização em Educação Infantil e Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Publicado

12-04-2024

Como Citar

Maranhão, A. de S. (2024). TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. Revista Ilustração, 5(2), 83–90. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.303

Edição

Seção

Artigos Científicos