AS MÍDIAS DIGITAIS E AS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Lindalva Mendonça de Figueirôa Must University, Estados Unidos
  • Ana Walquíria Souza da Silva Must University, Estados Unidos
  • Antonio Guilherme da Cruz Lima Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Elionides José da Costa Must University, Estados Unidos
  • Fabiana Pereira de Aguiar Ricardo Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.287

Resumo

A educação está em constante evolução, e a crescente digitalização do mundo contemporâneo exige abordagens inovadoras no processo educacional, e as mídias digitais são uma parte importante da comunicação contemporânea e têm tido um grande impacto na forma como nos entretemos, consumimos informações e interagimos com o mundo ao nosso redor. Neste contexto, este artigo objetivou analisar na literatura a termologia, quais são as mídias digitais e as produções audiovisuais utilizadas pelo docente no processo de ensino-aprendizagem, e consequentemente, seu impacto dentro e fora da sala de aula. Utilizando-se da revisão bibliográfica como processo metodológico, e aplicando os critérios de inclusão e exclusão, tais como, publicações dos últimos 15 anos no idioma inglês e português, artigos com palavras-chave em torno da temática, artigos e publicações em base de dados confiáveis, artigos acessíveis com resumo disponíveis e gratuitos. Observou-se que a introdução de mídias digitais e pesquisa aplicada nesse contexto traz benefícios significativos para a formação dos alunos, bem como, para a sociedade em geral, no entanto, o processo de uso desses recursos deve ser aplicado depois da capacitação do docente, para assim, ser utilizada em sala de aula com os discentes.

Biografia do Autor

Lindalva Mendonça de Figueirôa, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Ana Walquíria Souza da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Antonio Guilherme da Cruz Lima, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestrando em Administração pela Universidade de Fortaleza.

Elionides José da Costa, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Fabiana Pereira de Aguiar Ricardo, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

10-04-2024

Como Citar

Figueirôa, L. M. de, Silva, A. W. S. da, Lima, A. G. da C., Costa, E. J. da, & Ricardo, F. P. de A. (2024). AS MÍDIAS DIGITAIS E AS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ilustração, 5(3), 53–64. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.287

Edição

Seção

Artigos Científicos