EDUCAÇÃO, CIDADANIA E TECNOLOGIA

Autores

  • Martha de Oliveira Pinheiro Must University, Estados Unidos
  • Eliete Matoso de Freitas Must University, Estados Unidos
  • Eliza Juventino Zella dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Manuela Angelo Gonsalves Must University, Estados Unidos
  • Silvia Rangel Mendes Must University, Estados Unidos

Resumo

Com os avanços da tecnologia educacional, o presente artigo aborda a Tecnologia, Cidadania e Educação. Com o objetivo de realizar uma reflexão sobre as práticas digitais e os riscos existentes no contexto das Instituições Escolares.  Estamos vivenciando uma sociedade em rede, com a disseminação rápida da informação, porém com efeito oculto. O uso das tecnologias proporciona o desenvolvimento social e cultural, porém a utilização destas ferramentas pode ocasionar atos danosos, como roubo de dados, perseguições, uso indevido de imagens, cyberbullying, são alguns riscos aos quais os alunos podem estar expostos. A aprendizagem de estratégias de autoajuda se faz de extrema importância para que se sintam seguros, ao serem confrontados com alguma situação suspeita e saberem como reagir. A escola deve criar estratégias de intervenção para abordar este tema no âmbito escolar. É fundamental que os professores desenvolvam competências digitais para acompanhar os estudantes, para melhor orientar os alunos nesta prática. O uso da tecnologia deve ser um hábito seguro e com medidas de segurança eficazes no espaço escolar.

Biografia do Autor

Martha de Oliveira Pinheiro, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Eliete Matoso de Freitas, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Eliza Juventino Zella dos Santos, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Manuela Angelo Gonsalves, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Silvia Rangel Mendes, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Pinheiro, M. de O., Freitas, E. M. de, Santos, E. J. Z. dos, Gonsalves, M. A., & Mendes, S. R. (2024). EDUCAÇÃO, CIDADANIA E TECNOLOGIA . Revista Ilustração, 5(1), 275–279. Recuperado de https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/272

Edição

Seção

Artigos Científicos