O POTENCIAL DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS NO DIRECIONAMENTO DE ANÚNCIOS FEITO POR ALGORITMOS ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.24Palavras-chave:
algoritmos, anúncios, direitos fundamentais, discriminaçãoResumo
A utilização de algoritmos como ferramentas capazes de personalizar a experiência do usuário na internet a partir da coleta e da análise dos seus dados pessoais é o que possibilita o direcionamento de anúncios, tendo em vista que essa individualização leva em consideração o perfil e as preferências de cada indivíduo. Entretanto, alguns dos anúncios carregam consigo preconceitos e concepções discriminatórias, e o próprio direcionamento, realizado por algoritmos, pode incorrer em violações da privacidade dos usuários. Assim, questiona-se: é possível perceber violações de direitos fundamentais no direcionamento de anúncios na internet feito por algoritmos? Utiliza-se o método de abordagem dedutivo e os de procedimento monográfico e funcionalista, através de pesquisa bibliográfica e documental. A partir da pesquisa pôde-se perceber que os direitos fundamentais dos usuários das plataformas digitais são violados na medida em que o traçamento de seu perfil é feito mediante violação de sua privacidade, e o direcionamento de anúncios ferem a dignidade, a igualdade e a não discriminação enquanto propagam estereótipos e diferenciam grupos sociais já marginalizados, reduzindo oportunidades e limitando escolhas no ambiente digital.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Bruna Bastos, Luiza Berger von Ende
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.