O POTENCIAL DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS NO DIRECIONAMENTO DE ANÚNCIOS FEITO POR ALGORITMOS ONLINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.24

Palavras-chave:

algoritmos, anúncios, direitos fundamentais, discriminação

Resumo

A utilização de algoritmos como ferramentas capazes de personalizar a experiência do usuário na internet a partir da coleta e da análise dos seus dados pessoais é o que possibilita o direcionamento de anúncios, tendo em vista que essa individualização leva em consideração o perfil e as preferências de cada indivíduo. Entretanto, alguns dos anúncios carregam consigo preconceitos e concepções discriminatórias, e o próprio direcionamento, realizado por algoritmos, pode incorrer em violações da privacidade dos usuários. Assim, questiona-se: é possível perceber violações de direitos fundamentais no direcionamento de anúncios na internet feito por algoritmos? Utiliza-se o método de abordagem dedutivo e os de procedimento monográfico e funcionalista, através de pesquisa bibliográfica e documental. A partir da pesquisa pôde-se perceber que os direitos fundamentais dos usuários das plataformas digitais são violados na medida em que o traçamento de seu perfil é feito mediante violação de sua privacidade, e o direcionamento de anúncios ferem a dignidade, a igualdade e a não discriminação enquanto propagam estereótipos e diferenciam grupos sociais já marginalizados, reduzindo oportunidades e limitando escolhas no ambiente digital.

Biografia do Autor

Bruna Bastos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Mestranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM. Bolsista CAPES. Especialista em Direitos Humanos pela PUC/PR. Advogada. Pesquisadora do CEPEDI/UFSM. Endereço eletrônico: bts.bru@gmail.com.

Luiza Berger von Ende, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Graduanda em Direito pela UFSM. Pesquisadora do CEPEDI/UFSM. Bolsista PIBIC/2020-21. Endereço eletrônico: luiza.bergerv@gmail.com.

Publicado

05-01-2021

Como Citar

Bastos, B., & Ende, L. B. von. (2021). O POTENCIAL DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS NO DIRECIONAMENTO DE ANÚNCIOS FEITO POR ALGORITMOS ONLINE. Revista Ilustração, 1(3), 19–29. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.24

Edição

Seção

Artigos Científicos