A ARTE DA SABEDORIA: EXPLORANDO OS LAÇOS ENTRE FILOSOFIA E LITERATURA

Autores

  • Elce Nunes Nogueira da Costa e Nogueira Universidade do Minho
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra IFPB

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.239

Resumo

No presente artigo, foi analisado como a literatura pode ser uma ferramenta poderosa para ilustrar conceitos filosóficos de forma mais concreta e acessível. Por meio de personagens e histórias, os escritores podem transmitir ideias filosóficas complexas de maneira mais tangível e emocional. Foi demonstrado como a literatura pode ajudar a tornar a filosofia mais acessível e relevante para um público mais amplo e como a filosofia também pode enriquecer a literatura, fornecendo-lhe uma base teórica sólida. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com consulta a plataformas acadêmicas como Google Scholar, Scopus, Web of Science e PubMed. O estudo da temática em questão, contribui para uma maior capacidade da sociedade questionar, analisar e argumentar sobre questões éticas, morais e existenciais, além de apresentarem uma maior sensibilidade para compreender diferentes perspectivas e pontos de vista. Em um mundo cada vez mais polarizado e intolerante, a filosofia e a literatura podem desempenhar um papel fundamental na formação de cidadãos críticos e conscientes. Através da leitura de obras literárias e filosóficas, as pessoas podem desenvolver habilidades de pensamento crítico, empatia e compreensão do outro, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Biografia do Autor

Elce Nunes Nogueira da Costa e Nogueira, Universidade do Minho

Universidade do Minho, Braga, Portugal. E-mail: elceletras@hotmail.com

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, IFPB

Instituto Federal da Paraíba, Esperança, PB, Brasil. E-mail: avaete.guerra@gmail.com

Publicado

18-12-2023

Como Citar

Nogueira, E. N. N. da C. e, & Guerra, A. de L. e R. (2023). A ARTE DA SABEDORIA: EXPLORANDO OS LAÇOS ENTRE FILOSOFIA E LITERATURA. Revista Ilustração, 4(5), 211–220. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.239

Edição

Seção

Artigos Científicos