SCREENAGERS E EDUCAÇÃO
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS ADOLESCENTES NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.219Resumo
Transformações na sociedade, especialmente no tocante à tecnologia, têm desencadeado alterações consideráveis de entendimento no processo de ensino-aprendizagem. Os adolescentes que se incluem na chamada Geração Z ou Screenagers, sendo uma geração que já nasceu em meio a era dos smartphones e redes sociais, acaba associando quase que integralmente seu foco ao que está nas redes, esquecendo-se de que o ambiente escolar ainda utiliza de meios tradicionais, ainda que esteja incluindo, aos poucos, essas novas tecnologias. Tendo em vista esse contexto, o objetivo principal desse estudo consiste em abordar a relação entre a geração screenagers e a educação, ressaltando esse percurso escolar da geração digital. Como objetivos específicos, abordar as possibilidades e impactos dentro do universo educacional, além dos desafios para os professores e escolas. A metodologia utilizada se deu por meio da pesquisa bibliográfica, promovendo análise de literatura científica acerca do tema em questão, pela pesquisa em livros, trabalhos acadêmicos, sintetizando os resultados encontrados e evidenciando a discussão dos mesmos. Concluiu-se que deve haver um planejamento no sentido de integrar melhor as aulas às tecnologias existentes, de modo que haja consenso entre professores e alunos, e mais estudos devem ser realizados para que esse debate ganhe ainda mais importância na comunidade acadêmica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Filomena Alves Pereira, Helena Maria Ribeiro, Jéssica Marinho Medeiros, Maria Rita Fialho Almeida, Rosimar Rodrigues Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.