SCREENAGERS E EDUCAÇÃO

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS ADOLESCENTES NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Filomena Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Helena Maria Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Jéssica Marinho Medeiros Must University, Estados Unidos
  • Maria Rita Fialho Almeida Must University, Estados Unidos
  • Rosimar Rodrigues Souza Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.219

Resumo

Transformações na sociedade, especialmente no tocante à tecnologia, têm desencadeado alterações consideráveis de entendimento no processo de ensino-aprendizagem. Os adolescentes que se incluem na chamada Geração Z ou Screenagers, sendo uma geração que já nasceu em meio a era dos smartphones e redes sociais, acaba associando quase que integralmente seu foco ao que está nas redes, esquecendo-se de que o ambiente escolar ainda utiliza de meios tradicionais, ainda que esteja incluindo, aos poucos, essas novas tecnologias. Tendo em vista esse contexto, o objetivo principal desse estudo consiste em abordar a relação entre a geração screenagers e a educação, ressaltando esse percurso escolar da geração digital. Como objetivos específicos, abordar as possibilidades e impactos dentro do universo educacional, além dos desafios para os professores e escolas. A metodologia utilizada se deu por meio da pesquisa bibliográfica, promovendo análise de literatura científica acerca do tema em questão, pela pesquisa em livros, trabalhos acadêmicos, sintetizando os resultados encontrados e evidenciando a discussão dos mesmos. Concluiu-se que deve haver um planejamento no sentido de integrar melhor as aulas às tecnologias existentes, de modo que haja consenso entre professores e alunos, e mais estudos devem ser realizados para que esse debate ganhe ainda mais importância na comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

Filomena Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Especialistas em Psicopedagógico pelo Instituto Superior de Educação Programus (ISEPRO); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University-Florida).

Helena Maria Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela (UFU); Especialização em Docência na Educação Infantil (UFU); Atendimento Educacional Especializado pela (UCAM); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Jéssica Marinho Medeiros, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia; Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Tiradentes; Especialização em Neuroeducação e MBA em Gestão Escolar pela Faculdade Descomplica; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Maria Rita Fialho Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (UNIVICOSA) - União de Ensino Superior de Viçosa; Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental pelo Centro Universitário de Viçosa (UNIVICOSA) União de Ensino Superior de Viçosa; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rosimar Rodrigues Souza, Must University, Estados Unidos

Graduada em Biologia pela Universidade de Cuiabá e Química pela Universidade Federal de Mato Grosso; Especializada em Proposta Pedagógica para Educação pela Faculdade do Sul de Mato Grosso; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Pereira, F. A., Ribeiro, H. M., Medeiros, J. M., Almeida, M. R. F., & Souza, R. R. (2023). SCREENAGERS E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS ADOLESCENTES NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Ilustração, 4(6), 61–68. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.219

Edição

Seção

Artigos Científicos