IMPACTOS E POSSIBILIDADES DAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO SOCIOEDUCACIONAL

Autores

  • Narciso Marques Miranda Must University, Estados Unidos
  • Erica Tais Souza Kul Must University, Estados Unidos
  • Rui César Ranzani Must University, Estados Unidos
  • Solange Aparecida Gallo Must University, Estados Unidos
  • Vanessa Rodrigues de Lima Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.212

Resumo

Em pleno século XXI, períodos de inúmeras adaptações e transformações, faz-se necessário analisar os impactos do uso da tecnologia na nossa vida diária e, principalmente em nossas relações pessoais. O mundo globalizado que vivemos já está repleto de robôs nos mais variados campos profissionais; são diversas a quantidade de jogos eletrônicos, aplicativos e softwares que dominam, principalmente, adolescentes e jovens. Independentemente de onde ela for utilizada, o fato é que a tecnologia está presente em todos os lugares, ou pelo menos quase todos, na vida de uma pessoa. Quais as implicações que podem ser trazidas através dos usos das tecnologias?  Discutir sobre a temática da tecnologia aplicada a educação não é uma tarefa fácil. Se levarmos em consideração que a tecnologia está em todos os setores por onde passamos, nada mais natural que tenha alcançado o setor educacional. A questão se coloca agora, é como educadores, utilizarão essas ferramentas não só para estarem cientes desse novo momento em que estamos, mas também para aperfeiçoar suas aulas. É bem verdade que as tecnologias estão presentes na sala de aula de diversas formas, um PowerPoint, a leitura de um livro digital, a pesquisa de um trabalho, por exemplo, porém ela vem se modificando ao longo dos anos. Esse trabalho tem como objetivo geral destacar a importância de ferramentas tecnológicas na educação. A metodologia seguida para elaboração desse trabalho foi a bibliográfica e de caráter qualitativo. Conclui-se que a tecnologia veio para favorecer aos educadores no ofício de seu trabalho e aos discentes no processo de aprendizagem.             

Biografia do Autor

Narciso Marques Miranda, Must University, Estados Unidos

Graduação. Especialização. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Erica Tais Souza Kul, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais e na EJA. Especialização em Ensino Religioso. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rui César Ranzani, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Ciência da Computação; Tecnólogo em Programação e Desenvolvimento de Sistemas.; Licenciatura em Informática. Pós-Graduação em Redes de Computadores; Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva; Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Solange Aparecida Gallo, Must University, Estados Unidos

Tecnóloga em Gestão Empresarial, Formação pedagógica para não licenciados; Especialista em Gestão de Pessoas e lideranças; Especialista em Recursos humanos; Pós-Graduada em Coordenação e gestão pedagógica; licenciada em Letras. Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Vanessa Rodrigues de Lima, Must University, Estados Unidos

Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela UNEMAT Universidade do Estado do Mato Grosso e Licenciatura em Geografia pela FAVENI. Especialização em Ensino Lúdico pela Faculdade São Luís e Especialização em Atendimento Educacional Especializado pelo FAMEV Faculdade Metropolitana do Vale do Aço. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

 

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Miranda, N. M., Kul, E. T. S., Ranzani, R. C., Gallo, S. A., & Lima, V. R. de. (2023). IMPACTOS E POSSIBILIDADES DAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO SOCIOEDUCACIONAL. Revista Ilustração, 4(5), 117–125. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.212

Edição

Seção

Artigos Científicos